IPC de Curitiba teve elevação de 0,45% no mês de janeiro

O Índice de Preços ao Consumidor de Curitiba foi de 0,45% no mês de janeiro, valor inferior ao observado em dezembro passado (0,61%). A desaceleração ocorre também no cotejo com o mês de janeiro de 2013 em que a taxa foi de 0,79%. O comportamento dos grupos de despesas no mês foi marcado, principalmente, pelo aumento em Transporte, devido à majoração dos preços em veículos nacionais usados e novos e pelo grupo Educação, que subiu 6,49%, reflexo da variação da cobrança de mensalidades escolares.
O grupo Transporte, que variou 1,12%, apresentou aceleração nos preços frente ao mês de dezembro, quando teve elevação de 0,92%. As maiores pressões vieram das altas nos preços de automóvel de passeio nacional usado (1,49%), automóvel de passeio nacional zero km (1,81%).
As despesas com Educação apresentaram forte aceleração em janeiro, com alta de 6,49%, após uma pequena queda de -0,09% em dezembro. Trata-se de uma questão sazonal devido ao reajuste das taxas de mensalidade escolar em especial dos cursos de 3º grau e de nível fundamental, que subiram em média, 9,03% e 8,61%, respectivamente.
O grupo Saúde e Cuidados Pessoais, com -1,13% de variação, reverteu o resultado obtido em dezembro (0,86%). Perfumes, que caíram 8,70%, e cremes de pele e bronzeador, com queda de 6,22%, devido a promoções foram os itens de maior influência sobre o grupo.