O módulo fixo da Guarda Municipal de Curitiba, localizado dentro do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, foi reativado. O monitoramento através de rondas 24 horas, com viaturas, continua sendo feito no entorno, agora com a presença de guardas dentro do cemitério. “Estamos investindo na melhoria e revitalização do espaço, por isso a presença da Guarda Municipal aqui dentro é fundamental, para coibir roubos e vandalismo”, disse a diretora do departamento de Serviços Especiais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Patrícia Carneiro. Ela diz que a expectativa é de que a visitação ao cemitério aumente. “As pessoas se sentem mais seguras para vir até aqui quando a Guarda Municipal está presente”, afirmou Patrícia.
O Cemitério Municipal São Francisco de Paula é o equipamento público mais antigo da cidade, fundado em 1854. O local conta com 5,7 mil túmulos e 74,3 mil sepultados. Entre outras obras de melhorias na infraestrutura, o Cemitério Municipal São Francisco de Paula teve a substituição de 25 metros quadrados do muro da Rua Quari, que estava comprometido. A obra foi concluída recentemente.
O setor de atendimento está passando por uma reforma geral, que deverá estar pronta dentro de 40 dias. “Isso trará benefícios para a população que precisa utilizar o serviço funerário e também para os servidores que trabalham no local”, afirmou Patrícia.
Uma das benfeitorias da obra serão as novas marquises, que seguem as características do projeto arquitetônico original do Cemitério São Francisco de Paula e que irão substituir os atuais toldos, que estão fora do padrão. Haverá ainda pintura nas edificações e plantio de grama.
A empresa H.W.Empreiteira de Obras, vencedora do certame licitatório para tomada de preços, está executando a obra, que tem um custo de R$ 130,3 mil. Os recursos são do Fundo Municipal de Meio Ambiente.
A capela do Cemitério Municipal do Boqueirão passou por uma reforma completa no ano passado. A obra incluiu troca do piso, reparos em esquadrias e substituição de vidros, entre outras benfeitorias. Também foram feitas obras de manutenção nas gavetas destinadas aos indigentes nos cemitérios municipais do Boqueirão e Santa Cândida.
Os serviços de conservação, manutenção e readequação dos quatro cemitérios municipais de Curitiba estão sendo feitos desde o mês passado por empresa terceirizada contratada, vencedora do certame licitatório realizado no início de janeiro, a Tec-Press Representações Técnicas.
Além do São Francisco de Paula, os cemitérios municipais de Curitiba são o do Boqueirão, fundado em 1950 e que conta com aproximadamente 6 mil túmulos e 40 mil sepultados; o Santa Cândida, inaugurado em 1957, que possui atualmente 8,6 mil túmulos e 105,8 mil sepultados, e o Água Verde, inaugurado em 1888, e que tem aproximadamente 12 mil túmulos e 96,2 mil sepultados.