Especialistas discutirão soluções para melhorar sistema elétrico

A necessidade de políticas públicas para desenvolvimento e implantação de sistemas de energia inteligente no Brasil estarão em pauta durante a Conferência Internacional de Energias Inteligentes, entre os dias 7 e 9 de maio, no Centro de Exposições Horácio Sabino Coimbra, em Curitiba. O evento é promovido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SETI e o Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar, com realização da Paraná Metrologia.
Energia inteligente, ou Smart Energy, é um conceito que aborda diversos sistemas de gestão que visam mais economia e melhor gerenciamento e distribuição da energia.
Desses, o mais importante para melhorar o setor elétrico hoje é o Smart grid, ou rede inteligente. “Consiste em uma aplicação das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no sistema elétrico de potência. Esta integração permite uma significativa melhora na flexibilidade da infraestrutura de rede, além de automatizá-la. De modo geral, as redes inteligentes permitem melhorar o desempenho da rede e melhorar a qualidade do serviço de fornecimento de energia elétrica”, explica Júlio Felix, diretor-presidente do TECPAR e presidente da Conferência Internacional de Energias Inteligentes.
Para a implantação do smart grid, são utilizados medidores inteligentes de energia elétrica e instalados sensores, atuadores e outros equipamentos nos sistemas da rede de fornecimento de energia elétrica.