Milhares de estudantes ficarão mais tempo nas escolas estaduais em 2014. O Governo do Paraná vai ampliar o número de atividades da educação integral. Cerca de 1.000 escolas vão oferecer algum tipo de atividade para os alunos no contraturno, um aumento de quase 100% em relação a 2013. A medida atende também escolas de educação especial, como Apaes – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – conveniadas com as Secretaria de Estado da Educação.
O aumento da oferta da educação integral é uma das ações mais importantes do governo na área da Educação. “Nosso principal compromisso é garantir aos alunos uma educação de qualidade. A ampliação de oportunidades de acesso, de permanência e de participação maior na escola permite alcançar esse objetivo”, disse o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns.
Os investimentos também acontecem nas áreas de infraestrutura e de recursos humanos para assegurar o desenvolvimento das atividades nas escolas. “Temos construções, reformas e ampliações em diversas escolas pelo Paraná. Além de melhorar a infraestrutura, a educação integral exige mais professores e funcionários para que essa proposta pedagógica seja desenvolvida adequadamente”, afirmou Arns.
A Secretaria da Educação já distribuiu as aulas para os professores que vão trabalhar com educação integral em 2014. A distribuição antecipada, que ocorre pelo terceiro ano consecutivo, facilita o planejamento das escolas e proporciona mais tranquilidade aos profissionais da educação.