Os meios de comunicação públicos ainda não são citados espontaneamente pela população. Os brasileiros não mencionam a TV Brasil nem a Rádio Nacional, por exemplo, quando perguntados qual emissora de TV ou estação de rádio mais acessam.
De acordo com a publicação Hábitos de Consumo de Mídia pela População Brasileira, encomendada pela Secom e feita pelo Ibope Inteligência, programas da TV Brasil e emissoras de rádio da EBC apenas são lembrados pelos cidadãos brasileiros quando seus nomes são estimulados pelos entrevistadores.
A empresa foi criada em 2007 para fortalecer o caráter público e cidadão da mídia brasileira e é responsável pela Agência Brasil, por oito emissoras de rádio, pela TV Brasil, TV Brasil Internacional, Radioagência Nacional e Portal EBC. Com autonomia para definir a produção de programas, os veículos da EBC disseminam conteúdos jornalísticos, educativos, culturais e de entretenimento para levar informações de qualidade ao público.
Mais de 60% afirmaram não conhecer a TV Brasil, nem “só de ouvir falar”. Um por cento das pessoas não respondeu à pergunta. A pesquisa foi feita em 848 municípios brasileiros. A maioria dos entrevistados é da Região Nordeste (5.684), seguida pelo Sudeste (4.410), Norte (3.724), Sul (2.282) e Centro-Oeste (2.212).