Secovi registra aumento de 16% na venda de imóveis residenciais

O mercado curitibano de venda de imóveis usados residenciais apresentou crescimento de 16% na estimativa de negociações realizadas no mês de fevereiro, com relação ao mesmo período de 2013. O dado faz parte da última pesquisa realizada pelo Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento Imobiliário (Inpespar), do Sistema Secovi. Segundo o presidente do Inpespar e vice-presidente de Economia e Estatística do Secovi, Mauricio Ribas Moritz, o número de unidades vendidas em fevereiro de 2013 foi de 955 enquanto o neste ano ocorreu um saltou para 1108 unidades. “Através da pesquisa, percebemos a manutenção do estoque, visto a quantidade de imóveis que entraram no mercado e sua absorção”, comenta. Ainda de acordo com a última pesquisa do instituto, o volume de venda estimado dos apartamentos de três quartos teve um crescimento próximo aos 27%.
Segundo o dirigente, a oferta dos imóveis residenciais é maior nos bairros da Água Verde (6,7%), Centro (4,5%), Portão (4,3%) e no Campo Comprido (3,9%) do total disponível. Com relação aos preços divulgados, a pesquisa apurou uma variação de 0,82% em relação ao mês anterior. A variação acumulada nos últimos 12 meses ficou na casa dos 9,6%.
De todas as vendas registradas (comerciais e residenciais), cerca de 61% das negociações foram realizadas por meio de financiamentos e 39% delas com pagamentos a vista. Já com relação às vendas dos imóveis comerciais não foi registrada variação significativa em fevereiro, porém a oferta de venda, ou o número de imóveis ofertados, cresceu 20,3% em comparação ao mesmo período de 2013.