O outono chegou e com ele, os meses mais frios do ano. Nesse período, é comum as pessoas ficarem mais próximas e em lugares fechados, o que facilita a disseminação de algumas doenças transmitidas pelo ar.
Os problemas podem ocorrer em qualquer época do ano, mas as características do outono e do inverno são ideais para a ação dos vilões nessas estações. “A associação da diminuição da temperatura, da baixa umidade relativa do ar e do maior nível de poluição atmosférica aumentam os casos de doenças respiratórias infecciosas, inflamatórias e alérgicas”, diz José Eduardo Delfini Cançado, presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT).
Os problemas mais comuns são as infecções respiratórias. Entre as principais enfermidades do gênero estão a gripe e o resfriado, que costumam ser confundidas. A gripe é causada somente pelo vírus influenza, enquanto os resfriados, por muitos outros, como o rinovírus. “A gripe é mais grave. Além dos sintomas de resfriado, como coriza, mal-estar e dor no corpo, costuma dar febre alta e a pessoa fica de cama”, afirma o médico.
A gripe é altamente contagiosa e pode ser transmitida quando o doente tosse, fala ou espirra. Renato Kfouri, pediatra e diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim), conta que um adulto pode passar a doença desde um dia antes de apresentar os sintomas até, geralmente, cinco dias depois. As crianças podem transmitir por mais tempo: de sete a dez dias.
Não há tratamento específico para os resfriados, apenas para a gripe. “Há uma medicação para o tratamento do influenza , só que é muito cara e deve ser aplicada nas primeiras 24 horas de infecção”, esclarece o presidente da SPPT. Por isso, os sintomas das duas patologias são amenizados com os populares antigripais.
Complicações
As infecções virais podem ser a porta de entrada para outras doenças mais graves, já que diminuem a imunidade e deixam o organismo debilitado. A pneumonia, causada por bactéria, é a grande preocupação. De acordo com o médico Cançado, é a principal causa de mortes no mundo em crianças abaixo de seis anos e o maior motivo de internações no Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil.
Outras patologias que incomodam no período frio são otite, bronquite, asma, sinusite, rinite, conjuntivite. O rotavírus, responsável por casos de diarréia e que pode levar crianças à morte, também faz parte da lista. “Desde que a vacina foi introduzida, em 2006, diminuiu bastante a incidência”, informa Kfouri, da Sbim.