Pode parecer coisa de cinema, mas pesquisadores descobriram que uma simples pílula pode ajudar adultos a desenvolverem habilidades tão rápido quanto as crianças. Um professor de Harvard analisou o cérebro de uma jovem com deficiência visual, depois de medicá-la com um remédio para Alzheimer, o Donepezil. A pílula impulsiona substâncias no cérebro, como serotonina e acetilcolina, ambas encontradas em grandes quantidades no cérebro de crianças.
Com a idade, estes componentes químicos vão diminuindo. Antes dos sete anos, as crianças desenvolvem novas habilidades mais rapidamente porque seus cérebros passam pelos chamados “períodos críticos” de desenvolvimento.
Nos adultos, isso se torna cada vez mais difícil porque o cérebro perde esta “elasticidade”. O Donepezil é um inibidor de colinesterase. Isto significa que ele aumenta a quantidade de acetilcolina em torno de terminações nervosas e impulsiona as funções cerebrais. O professor Takao Hensh deu o remédio para uma paciente de 14 anos, chamada Shannon, que tem uma condição que prejudica sua visão, chamada de “olho preguiçoso”.
Depois dos testes com a medicação, ela foi capaz de processar imagens com o olho afetado. “O cérebro nao perde a elasticidade para sempre depois que ficamos mais velhos”, disse o professor. Ele acredita que grande parte do comportamento adulto reflete os circuitos neurais esculpidos pela experiência na infância e primeira infância.