Atividade física contribui no tratamento dos reumatismos

Termo genérico utilizado para caracterizar não só uma, mas um grupo de doenças que acometem o sistema de sustentação do corpo, o musculoesquelético, os reumatismos geralmente são associados a repouso absoluto e uso de anti-inflamatórios para reduzir as dores e garantir qualidade de vida ao paciente.
As doenças reumáticas estão entre o grupo de enfermidades mais frequentes, e a incapacidade funcional e laboral que geram tem um forte impacto econômico-social, “pois comprometem a mobilidade do paciente e afetam de maneira importante a qualidade de vida do indivíduo”, explica o Dr. Eduardo dos Santos Paiva. Existem mais de 100 doenças reumáticas e entre as mais comuns estão a Espondilite Anquilosante, Osteoporose, Fibromialgia, Artrose, Artrite Reumatóide, Esclerose Sistêmica e Lombalgia.
Segundo a médica e proprietária do Núcleo do Corpo, Elaine de Markondes, “as doenças reumatológicas, em geral, caracterizam-se pela presença de processos degenerativos articulares que provocam processos inflamatórios recorrentes e sintomas dolorosos que interferem nos níveis de autonomia destes pacientes. Os métodos Pilates e Gyrotonic são altamente indicados para o atendimento destas afecções, abordando os pacientes com atividades motoras que requerem esforços submáximos e estimulam a regularidade na frequência aos atendimentos.