Papéis de parede retornam ao mercado de decoração em grande estilo

A utilização de papéis de parede voltou a ser uma tendência no setor de decoração. Com novas tecnologias, o papel de parede ficou mais prático, tornando este material uma forma rápida de transformar os ambientes em poucas horas. A versatilidade do papel de parede se tornou a opção de muitos decoradores para dar aquele toque moderno e sofisticado ao espaço, sem demandar muito tempo e materiais.
Segundo o diretor comercial da Pisos Paraná João Carlos da Silva, a volta do papel de parede trouxe uma nova gama de opções. “Hoje, os papéis de parede contam com texturas diferentes, com efeitos tridimensionais, com estampas que vão desde folhagens e flores aos grafismos mais elaborados”, explica.
Os papéis de parede substituem a pintura, que geralmente tem um custo mais alto e demanda muito tempo, além do desconforto na casa, pela sujeira e cheiro de tintas. Mais um ponto positivo do papel de parede é a facilidade em tirar o efeito da casa: uma mistura de água e sabão retira o resíduo de cola. Não é aconselhável a aplicação de um papel de parede em cima de outro papel.
A arquiteta Thalita Miyawaki, da EFTM Arquitetura, explica que a aplicação do papel de parede é muito simples, mas deve ser realizada por empresas especializadas no ramo. “É preciso verificar se a parede onde será instalado o papel de parede não tem infiltrações, umidade ou trincas, pois isso pode acarretar em aparecimento de manchas depois”, ressalta a arquiteta. A superfície onde será instalado o papel de parede deve estar lisa, limpa e seca, sem pó. Por isso, em alguns casos (como a aplicação sob azulejos), é necessária a aplicação de massa corrida e, depois, lixar.
Thalita ainda conta uma novidade para os apaixonados por papéis de parede: a utilização das estampas no teto. “Muitas mostras e feiras de decoração trazem uma forte tendência de usar papel de parede no forro de gesso, criando um ambiente bem ousado e moderno”, conta a arquiteta.

paper-3d-seda

Dicas para acertar na escolha do papel de parede

SAM_2784

João Carlos, da Pisos Paraná, explica que escolher a cor do papel de parede é um fator que merece atenção redobrada. “Papéis com muitas estampas podem fazer o cliente enjoar da cor com o tempo. Além disso, o papel com estampas precisa de um cuidado maior na hora de aplicação, para não desencaixar os desenhos”, dá a dica o diretor. A arquiteta Thalita dá uma dica bacana para combinar papéis de parede no mesmo ambiente. “Pode-se usar em uma parede uma estampa com floral, ou arabescos, e na outra, usar o mesmo tom desse papel com estampas, só que na versão mais lisa, fazendo um composê de cores no ambiente. Fica muito bonito”, revela Thalita.
Na hora da instalação, o colocador deve ter o cuidado de evitar o vazamento de cola, pois isso pode manchar o papel. Salas de estar em quartos pedem cores mais suaves. Já na sala de jantar, pode-se investir em contrastes mais fortes e estampas modernas. A utilização em áreas externas não é indicada: chuva e sol podem danificar o produto.

Novidade: Papéis de parede em 3D

paper-3d-couro

A tecnologia 3D chegou a todos os setores. Depois dos filmes no cinema e as televisões, as imagens com sensação de movimento chegaram à decoração. O mais recente lançamento do mercado de decoração é o papel de parede em 3D. Os papéis de parede em 3D criam por meio das estampas e imagens impressas no papel o efeito tridimensional de movimento. Sombras e efeitos de iluminação já fixos no papel de parede proporcionam aos olhos a idéia da imagem estar em movimento.
A novidade é da Cosmos Wallpapers, empresa coreana líder do mercado no Oriente. Segundo o diretor comercial da Pisos Paraná, os papéis de parede em 3D criam uma ilusão ótica de movimento na parede, deixando o ambiente sofisticado e moderno. “O efeito 3D é mais um elemento de decoração ao ambiente, pois alia a beleza e qualidade do papel de parede a essa novidade de movimento da imagem”, explica João.
A volta da utilização de papéis de parede se tornou uma tendência muito forte no setor de decorações. Em poucas horas, a aplicação é realizada e transforma totalmente o ambiente. “Com o efeito 3D, a mudança é ainda mais perceptível, além de destacar ainda mais a parede decorada”, avalia o diretor da Pisos Paraná, empresa especializada em papéis de parede em Curitiba e a única loja na cidade a comercializar o produto importado.
Os papéis de parede nesse material vinílico, segundo a arquiteta da EFTM Arquitetura, é o mais indicado para as residências em Curitiba. “O papel de parede vinílico é mais resistente a umidade, bem típica da capital, além de ter uma acabamento melhor, mais uniforme, sem muitas emendas”, finaliza Thalita.

paper-3d-pedra

Serviço:
Pisos Paraná – Especializada em pisos, carpetes, decks de madeira e cortinas.
www.pisosparana.com.br
Telefone: 3527-5032 / 8532-4837

EFTM Arquitetura
www.eftmarquitetura.com
Thalita Miyawaki: (41) 9652-1894