Com nova identidade visual da marca, batizada de “Solid Wing Face” e cuja principal caracterização está nos faróis, na grade e no forte vinco lateral, a Honda está lançando no Brasil o Fit 2015. Visando o público masculino, a terceira geração do Fit chega às lojas no dia 5 de maio trazendo de volta o câmbio automático continuamente variável. Fabricado na planta de Sumaré (SP), as primeiras unidades do monovolume japonês serão comercializadas a partir da primeira semana de maio em quatro versões (DX, LX, EX e EXL).
O conceito “Solid Wing Face” é o destaque na dianteira. O compacto Honda Fit 2015 traz um novo conjunto óptico e nova grade frontal. Nas laterais, a carroceria tem linhas mais altas e um vinco mais angulado para baixo. Retrovisores exclusivos, novas rodas de liga leve de 15” e de 16” e pára-choque redesenhado completam o novo visual.
No interior, os bancos ficaram mais macios e os encostos dos bancos dianteiros podem ser ajustados. Quanto às dimensões, o novo Fit ficou mais musculoso e também mais largo. O comprimento passou de 3.900 mm para 3.997 mm, a largura foi mantida por 1.695 mm e a distância entre-eixos passa a ser de 2.530mm, 30 mm a mais que o modelo anterior.
Sob o capô, as quatro versões do novo Fit são equipadas com motor 1.5 i-VTec FlexOne. O motor gera 116 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 15,3 kgfm a 4.800 rpm. As versões DX e LX possuem a transmissão manual de cinco velocidades ou a CVT. E as EX e EXL, consideradas “top” de linha, acoplam exclusivamente a transmissão CVT. O destaque da motorização é que a tecnologia dispensa o uso de tanque de partida a frio.
Entre os itens de série, o Fit 2015 possui: ar-condicionado, vidros verdes com filtro UV, travas e espelhos elétricos (LX, EX, EXL) e porta-objetos com espaços versáteis. Para as versões EX e EXL, o sistema de áudio é composto por Rádio AM/FM com visor de LCD de 5 polegadas, Bluetooth, câmera de ré com três ângulos de visão (panorâmica, normal e superior), leitores de arquivos no formato MP3/WMA, entradas auxiliares P2 (tipo fone de ouvido) e porta USB. A versão LX dispõe de Rádio AM/FM com Bluetooth e entrada USB, enquanto a DX disponibiliza todo o cabeamento para a instalação de sonorização.
Mas difícil mesmo será a tarefa de um vendedor de concessionária Honda explicar que, a partir da versão DX, o Fit 2015 perdeu equipamentos habituais num mercado cada vez mais competitivo. É difícil acreditar que o compacto abriu mão de ar-condicionado digital, freio a disco nas rodas traseiras e que a regulagem de profundidade do volante só equipa o EX e o EXL. Isto sem falar no computador de bordo, não muito sofisticado, agora exclusivo da versão topo de linha. Até o apoio de braço do motorista virou acessório. Maior, mais bonito e agradável de guiar, o novo Fit continuará sendo referência em espaço interno e versatilidade e dificilmente deixará de conquistar novos clientes. Até o apoio de braço do motorista virou acessório. Vamos aguardar a resposta do consumidor.