Oportunidades de negócio para a área design durante a Copa do Mundo, como o projeto “Brasil Criativo”, do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), foram tema de debate em evento promovido pelo Senai. Segundo Fernando Suzana, consultor do Instituto IBGM, o objetivo do projeto é promover a criação, fabricação, distribuição e venda de souvenires que incorporem os valores de sustentabilidade (econômico, social, ambiental e cultural). “Nosso foco é atender as oportunidades geradas pela realização de grandes eventos, como a Copa do Mundo, este ano, e em 2016, as Olímpiadas, como também aos mercados turísticos de exportação”, diz. O evento, realizado em parceria com a Objeto Brasil, aconteceu no Campus da Indústria, em Curitiba.
O “Brasil Criativo” é uma das cinco ações que compõem o Projeto para Estímulo à Inovação, Competitividade e Desenvolvimento Integrado da Cadeia Produtiva de Joias, Gemas e Bijuterias. O consultor conta que foram recebidos mais de 700 projetos que, após submetidos à curadoria, resultaram em 100 diferentes souvenires.
Outra oportunidade do setor apresentada foi o “Projeto Souvenir Curitiba”, criado pelo Sebrae Paraná. Artesãos, artistas plásticos, designers e estilistas fizeram o curso de capacitação com o objetivo de criar peças inovadoras com a cara da capital paranaense.
Segundo Gina Paladino, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, “são suvenires como bolsas, marcadores de livros e imãs de geladeira com desenhos estilizados de pontos turísticos de Curitiba, que poderão gerar lucro inclusive depois do Mundial”.
Os participantes também puderam conhecer as formas de acesso aos recursos oferecidos pela Finep para a inovação. A economista Márcia Carvalho, gerente do Departamento de Relações com Clientes, apresentou as modalidades de financiamento e o passo a passo de como realizar a solicitação.
Copa em Curitiba – Paulo Rink (PPS), presidente da Comissão Especial para Acompanhamento dos Assuntos Relacionados à Copa do Mundo de 2014 e Olimpíada de 2016 da Câmara Municipal de Curitiba traçou um panorama sobre a dimensão do evento. Segundo Rink, Curitiba foi o município que melhor utilizou os recursos disponibilizados pelo Governo Federal para as obras. “Utilizamos 92% dos recursos disponíveis, mais que qualquer outra cidade. Curitiba também é a terceira sede mais procurada do país no site da Fifa. Temos grandes expectativas para o evento”, comentou.
Ao final, Joice Joppert Leal, diretora Executiva da Associação Objeto Brasil, mediou um debate entre os participantes e o superintendente do Pátio Batel, Luiz Lacombe; Hecliton Santini, do IBGM, e a consultora de Design do Senai, Annelise Vaine.