O sonho de abrir ou ampliar o próprio negócio com juros baixos e sem burocracia está mais perto dos empreendedores paranaenses. O Governo do Estado, por meio da agência Fomento Paraná, oferece linhas de crédito para atender empresários de micro, pequeno e médio portes.
Em três anos, a Fomento Paraná financiou 7.758 empreendedores, o que representa R$ 360 milhões em recursos em circulação na economia paranaense, promovendo a geração de emprego e renda.
Aumentar a loja que herdou do pai era um sonho do estudante universitário Rafael Sanches, que tem o irmão Fernando Sanches como sócio na RF Estofamentos, em Maringá. A empresa reforma e fabrica móveis sob medida e emprega seis pessoas. O sonho virou realidade depois que um agente de crédito apresentou as linhas de crédito do programa Banco do Empreendedor, da Fomento Paraná.
O processo de preparação da documentação e a concessão do crédito demoraram apenas 30 dias. Com um financiamento de R$ 15 mil, os irmãos reformaram e ampliaram a loja, que tinha 70 metros quadrados.
“A loja dobrou de tamanho e ganhou vitrines novas. Com isso as vendas aumentaram em 30% em dois meses”, conta Rafael, que há tempos planejava aumentar a loja, mas não encontrava apoio financeiro adequado à capacidade de pagamento da empresa.
PÃO NOSSO
O faturamento da panificadora Minas Paraná, no tradicional bairro Portão, em Curitiba, cresceu 14%, depois que os empreendedores decidiram dar uma “repaginada” no negócio, com financiamento da Fomento Paraná. “Compramos freezers, balcões, reformamos o piso e adquirimos uma nova máquina masseira, além do buffet, onde servimos refeições”, conta Juliano Faria dos Santos, que administra a empresa.
“Eu trabalhava em uma multinacional, mas passei a me dedicar ao negócio da minha família, que precisava de reformas urgentes para melhorar o atendimento. E deu certo, porque as vendas cresceram em todos os aspectos”, afirma Santos.