Curitiba será anfitriã da EXPOCOOP 2014, maior feira internacional de negócios cooperativos do mundo, entre os dias 15 e 17 de maio, na Expo Unimed Curitiba (R: Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300). Em sua nona edição, o foco do evento é fornecer às cooperativas a oportunidade de negociar seus produtos com o mercado nacional e internacional, criando parcerias e abrindo contatos com o consumidor.
Além da exposição, comercialização, divulgação de produtos e inovações tecnológicas, haverá oportunidades para as cooperativas brasileiras, tais como: rodadas de negócios, ações de internacionalização, bolsa de investimentos, networking para alianças estratégicas e promoção da intercooperação com o mercado nacional e mundial.
Participam do evento cooperativas de 15 países: China, Canadá, México, Estados Unidos, Costa Rica, Paraguai, Argentina, Portugal, Espanha, Timor Leste, Turquia, Namíbia, África do Sul, Índia e Irã.
Em média, 6 mil visitantes devem passar pela feira. São fornecedores, consumidores, entidades que representam e dão suporte ao sistema cooperativista, entre outros interessados. Paralelamente ao evento, estão previstos congressos, palestras, seminários, workshops e conferências.
Vitrine
A EXPOCOOP é uma das maiores vitrines do cooperativismo global e está sendo realizada no Brasil pela WEX Business, em parceria com os Sistemas OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná).
A cerimônia de abertura do evento, no dia 15, terá a participação de diversos representantes do cooperativismo internacional, como da presidente da Aliança Internacional de Cooperativas (AIC), Dame Pauline Green. Também marcam presença líderes do setor no Brasil, como o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, e do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, além de autoridades políticas nacionais, locais e internacionais.
Intercâmbio
Um dos destaques da EXPOCOOP é a quarta edição do BRICS COOP, que começa no dia 14, véspera do evento. Na oportunidade, líderes cooperativistas do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul irão discutir aspectos para fortalecer o intercâmbio comercial e a cooperação técnica entre o grupo. Os cinco países juntos somam mais de 460 milhões de cooperados e mais de 1 milhão de cooperativas.
Segundo Luiz Branco, presidente da EXPOCOOP, diversos motivos levaram à escolha do Paraná como sede do evento. “O estado se destaca no cenário nacional por ser um dos principais envolvidos com o movimento cooperativista e abrigar grandes cooperativas, com destaque para o setor agrícola e de crédito. Além disso, fica estrategicamente localizado entre o Sudeste, Centro-Oeste e Cone Sul, o que facilita o acesso dos polos econômicos brasileiros e dos países do Mercosul”, ressalta.
Setores mais representados
Embora tenha grande presença de cooperativas de crédito, saúde e produção, o setor mais participativo do evento é o agrícola, informa Luiz Branco. “O forte são os alimentos e bebidas, mas, lembro que a feira é multissetorial. Do Irã, por exemplo, vêm cooperativas que vendem tapetes; da África, artesanato; da Índia, tecnologia e fertilizantes”.
Branco comenta que, apesar de ter 80% de seus produtos na área de alimentos e bebidas, a China vai trazer também tecidos. “O comprador de um hotel numa feira de alimentação compra apenas alimentos, mas aqui pode adquirir diversos outros produtos dentro de um comércio justo e de responsabilidade social”, compara.
Cooperativas brasileiras
Atualmente, o cooperativismo mundial possui mais de 900 milhões de associados. No Brasil, são mais de 6 mil cooperativas que atuam em 13 setores da economia e mais de 10 milhões de cooperados, segundo a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). O setor representa 6% do Produto Interno Bruto (PIB) e 50% das exportações agrícolas do país.
No Paraná, segundo dados do Sistema Ocepar, existem 240 cooperativas de 11 ramos diferentes, que agrupam mais de 735 mil cooperados e 62.300 colaboradores. Em 2011, o setor faturou 32,1 bilhões de reais e gerou 1,5 milhão de postos de trabalho.
Segundo Luiz Branco ainda há bastante desconhecimento da população sobre o funcionamento do sistema cooperativista, de seus produtos e serviços. “Há vários produtos que o consumidor não sabe que vêm de cooperativas. Aqui no Brasil podemos citar a Aurora, Batavo e Paulista [ do ramo de laticínios ]”, exemplifica.
A feira nasceu em 2004, em São Paulo, com uma versão nacional. Em 2006 teve a sua primeira edição internacional na cidade do Porto, em Portugal, unindo as cooperativas do Brasil e daquele país, servindo como projeto-piloto para a sua internacionalização que avançou por três edições da ICAEXPO em Portugal, Índia e Inglaterra. Agora, o evento volta ao Brasil em uma edição também internacional.
Expositores
Cooperativas, entidades governamentais e de suporte ao sistema, de todo o mundo, incluindo os segmentos de Agricultura, Produção, Financeiro e de Serviços, além de fornecedores.
Compradores de supermercados, redes de hotéis e restaurantes, atacadistas e distribuidores, produtores, representantes de empresas especializadas no comércio de produtos alimentares e bebidas, cooperativas de consumo, exportadores e importadores e o público em geral, que poderá consumir produtos de diversas regiões do mundo, além é claro da gastronomia de diferentes países.
Serviço
A entrada para visitantes da EXPOCOOP é gratuita. O credenciamento pode ser feito no local do evento ou pelo site http://www.expocoop.com/br/ , que contém todas as informações sobre a feira, incluindo a programação completa.