Curitiba atinge a meta da vacinação no prazo regular da campanha

A Prefeitura de Curitiba conseguiu vacinar 86,82% do público alvo da Campanha Nacional de Vacinação dentro do período inicial estabelecido para a campanha, entre os dias 22 de abril e 9 de maio. A marca supera o mínimo exigido pelo Ministério da Saúde, que é o de vacinar pelo menos 80% de pessoas entre os grupos vulneráveis e que podem ser contabilizados: gestantes, idosos, crianças e mulheres que tiveram filhos há menos de 45 dias. A capital paranaense está entre as cidades com os melhores resultados na vacinação contra a gripe segundo dados do Ministério da Saúde.
A campanha foi prorrogada em todo o país e as 109 unidades de saúde de Curitiba continuam vacinando todas as pessoas que fazem parte dos grupos vulneráveis. “Curitiba foi uma das poucas cidades que conseguiu atingir a meta de 80% dentro dos 18 dias previstos inicialmente para a campanha”, afirma o secretário de Saúde, Adriano Massuda.
Massuda lembra que a vacina contra a gripe é uma das ações do processo de prevenção. “Além de tomar a vacina, as pessoas precisam fazer a assepsia das mãos com frequência e manter os ambientes ventilados, mesmo dos mais dias frios”. A transmissão da gripe ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também acontece por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).