Chá: Além de aquecer traz benefícios ao organismo

Falta pouco para a chegada do inverno (21 de junho), mas os dias frios que antecedem a estação são um convite ao consumo de bebidas quentes. O chá é uma das opções indicadas para quem deseja mais do que apenas se aquecer no frio. “Hidratação, bom funcionamento intestinal, saciedade, melhora da digestão, além de contribuir na recuperação de gripes e resfriados, são alguns dos benefícios dos chás”, diz a nutricionista credenciada da Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais, Flávia Sguario.
A especialista explica, contudo, que é preciso cuidado ao tomar chás buscando benefícios para a saúde, pois o consumo em excesso ou em situações equivocadas, pode prejudicar a saúde. “Nunca se deve utilizar a bebida com esse objetivo sem a orientação de um profissional que conheça bem suas indicações”, diz.
Outra dica da nutricionista é quanto a temperatura do chá. O ideal, segundo Flávia, é que a água que será utilizada no preparo da bebida não chegue ao ponto de ebulição (fervura). Com isso, será possível aproveitar melhor as propriedades das ervas e o chá não perderá o sabor original.
No trabalho, uma bebida quente pode ajudar no desempenho profissional, por espantar o frio e dar mais disposição. Contudo, é preciso escolher o tipo certo para cada pessoa. Flávia orienta que, pessoas muito ansiosas, ou que sejam hipertensas, devem evitar o chá verde, pois ele interfere na pressão arterial e pode piorar o quadro de agitação. Já quem está em um dia daqueles que causam muito sono, devem evitar o chá de camomila ou de capim limão, que são relaxantes naturais.
O chá de hibisco, por sua vez, se for preparado muito forte, pode causar dor de estômago em algumas pessoas. “É importante ressaltar que cada tipo de chá funciona para uma determinada finalidade, então, deve ser dada a preferência por tomá-los isoladamente ou combinando, dependendo da necessidade e indicação de cada pessoa”, lembra a especialista.
Flávia explica, ainda, que devem ser observados alguns detalhes para o preparo de chás com diferentes tipos de ervas.
Para ervas simples, a base de folhas ou flores, o método indicado é o de infusão, ou seja, deixar a água quente (antes de entrar em ebulição) em contato com duas colheres de chá de uma das ervas, ou a mesma quantidade das ervas todas misturadas, por cinco minutos, com a xícara bem vedada. Depois disso, basta coar e consumir no máximo em 12 horas.
Para preparar ervas mais duras, que sejam a base de raízes, por exemplo, deve ser utilizado o método de decocção. Esta técnica consiste em cozinhar a erva em água, por aproximadamente 15 minutos, apagando o fogo em seguida e deixando descansar por mais dez minutos. Após esse período, a bebida também deve ser coada e consumida em até 12 horas.