Cuidados com a maquiagem: dicas para evitar problemas nos olhos

A maioria das mulheres adora se maquiar: é lápis, rímel, sombra, blush, ou seja, opções não faltam no mercado dos cosméticos. Mas você sabia que é preciso ter cuidado ao utilizar a maquiagem? É preciso ficar atento para que os produtos não sejam contaminados por fungos nem bactérias.
O médico oftalmologista do Instituto Médico Oftalmológico Foz do Iguaçu (IMOF), Renato Tolazzi, dá cinco dicas importantes.
Nunca compartilhe maquiagem: “Rímel e lápis podem conter bactérias. Boa parte das alergias e conjuntivites acontece por causa de maquiagens que são compartilhadas. Se for ao salão, não esqueça de levar seus próprios pincéis e lápis. Também não podemos esquecer: jamais usar produtos vencidos”, resume Tolazzi.
Não durma com maquiagem: “Às vezes, o cansaço depois de uma festa, por exemplo, faz com que as mulheres durmam sem retirar a maquiagem. É um erro. Em alguns casos, ela pode se acumular nos cílios e causar uma inflamação na superfície do olho”, lembra o oftalmologista.
Lente de contato só depois de terminar a maquiagem: “Para quem usa lente de contato, é importante colocá-las apenas depois de terminar a maquiagem. Isso diminui o risco de contaminação”, resume Tolazzi.
Lave os materiais: “Se para a maquiagem você usar pincéis e esponjas, é importante que no final você deixa tudo higienizado, para evitar a proliferação de bactérias. Caso haja alguma irritação, procure um oftalmologista”, recomenda o especialista.
Guarde a maquiagem em local apropriado: “Guardar a maquiagem no banheiro não é muito apropriado porque o banheiro é úmido e, além de estragá-la, pode aumentar a proliferação de fungos. O aconselhável é deixar a maquiagem em gavetas na penteadeira ou num armário”, resume Tolazzi.