A saúde dos olhos corre um grande risco com certas doenças que muitas pessoas nem imaginam que podem afetar o nosso globo ocular. É o caso da toxoplasmose ocular, enfermidade que pode prejudicar a visão se não detectada o quanto antes. A doença é uma inflamação nas camadas mais internas do olho. Dependendo de como está avançado o quadro do paciente sem tratamento, há até mesmo o risco de cegueira.
O médico oftalmologista do Instituto Médico Oftalmológico Foz do Iguaçu (IMOF),Renato Tolazzi, aponta quais são esses problemas e quais são os sinais de alerta que todos devem ficar atentos. Dr. Renato descreve que sensibilidade com a luz (fotofobia), dores, diminuição da visão e o vermelhidão nos olhos como alertas de que a pessoa pode estar com um quadro de toxoplasmose ocular. “Esta doença é transmitida por um parasita chamado toxoplasma gondii e que pode se alojar na retina, provocando algumas lesões bem graves” aponta Dr. Renato.
E se estes sintomas surgiram logo após a ingestão de alimentos contaminados,seja legumes, verduras, carnes de porco mal cozidas ou mesmo água, a chance é bem grande do paciente ser diagnosticado com toxoplasmose ocular. O contato com fezes de animais, em especial dos gatos, é outro fator que pode desenvolver a doença em uma pessoa.
É preciso ficar atento também com visão embaçada ou alguma dificuldade progressiva para enxergar. Dr. Renato explica ainda que a toxoplasmose ocular atinge um dos olhos apenas na maioria das vezes, mas algumas pessoas já sofreram nos dois olhos ao mesmo tempo, porém com lesões diferentes.
As gestantes precisam ter cuidado também. Dr. Renato explica que também é possível que o germe passe para a placenta. “Se uma grávida está contaminada pela toxoplasmose, esse quadro pode chegar ao feto. As chances da mãe transmitir a doença para o filho durante a gravidez são grandes” alerta Dr. Renato Tolazzi.