Brasileiros estão mais otimistas, diz pesquisa

Depois de três meses consecutivos de queda, o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) aumentou 0,6% em março na comparação com fevereiro. Em relação ao mesmo mês de 2012, o INEC subiu 1%, informa a pesquisa divulgada nesta segunda-feira (1º) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
“A interrupção na tendência de queda da confiança do consumidor é positiva para a economia, porque aponta para possibilidade de crescimento na demanda futura. Consumidores confiantes tendem a comprar mais”, explica o economista da CNI Marcelo Azevedo.
Azevedo ainda destaca que o aumento da confiança dos brasileiros foi puxado, especialmente pela percepção mais otimista em relação à expectativa da inflação. O índice de expectativa de inflação subiu 6,9% frente a fevereiro e 4,7% na comparação com março do ano passado. Isso indica que os consumidores estão mais otimistas com relação à trajetória de inflação nos próximos meses.
Além disso, a percepção dos brasileiros com relação à situação financeira e ao endividamento está mais positiva. O índice de expectativa em relação à situação financeira subiu 0,5% e o de endividamento cresceu 2,3% em março na comparação com fevereiro.
Mesmo assim, os consumidores estão mais cautelosos com relação às compras de maior valor e ao desemprego. O índice de expectativa de compras de bens de maior valor caiu 1,6% e o de desemprego recuou 0,7% em relação a fevereiro. No mesmo período, o índice de expectativa em relação à renda pessoal teve queda de 0,6%