Cidades selecionadas iniciam preparativos para a Virada Cultural Paraná 2014

As cidades aprovadas na segunda fase do edital de seleção da Virada Cultural Paraná 2014 receberam a visita de técnicos da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC) entre 11 e 18 de agosto para as primeiras reuniões referentes ao evento que acontece em novembro. Neste contato inicial com as equipes locais foram esclarecidas dúvidas quanto às exigências contidas no Edital, pré-definidos os locais de montagem do Palco Conexões em cada cidade e ainda discutidas sugestões de programação, de acordo com as características de cada município.
“A receptividade foi muito boa. A gente vê que optar pela seleção das cidades por meio do Edital foi muito positivo. O processo seletivo fez despertar os municípios para a responsabilidade das atividades propostas nos projetos”, comenta a coordenadora geral da Virada, Luci Daros, que passou por Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Maringá, Paranavaí, São José dos Pinhais, Toledo e Umuarama nos encontros de apresentação. “Pudemos conhecer as equipes que estarão diretamente envolvidas com a Virada e sentimos um comprometimento muito grande por parte de cada uma das cidades selecionadas”.
A classificação das cidades contou com uma análise criteriosa dos projetos inscritos. Pelo Edital, as propostas deveriam conter atividades que estimulassem a produção local e valorizassem os artistas regionais, além de atividades educativas e culturais com o tema “Educação no Trânsito e Mobilidade Urbana”.
A Virada Cultural Paraná 2014 acontece de 11 a 16 de novembro e é realizada em parceria com o Departamento de Trânsito do Estado do Paraná (Detran-PR), com o apoio do SESC/PR e SESI/PR. As cidades selecionadas receberão o apoio da SEEC para a montagem do palco Conexões, que deve receber cinco atrações culturais: duas de renome nacional e três grupos musicais paranaenses. Os artistas ainda não estão definidos, mas a previsão é que até setembro sejam confirmados os nomes por cidade.
De acordo com coordenadora geral da Virada, a escolha das cidades que vão sediar o evento por meio de edital tornou o processo muito mais democrático, dando oportunidade para municípios que nunca haviam participado. É o caso das cidades de Francisco Beltrão, Paranavaí e Umuarama, que vão participar pela primeira vez da Virada. “Estas cidades demonstraram estar muito contentes por terem seus projetos selecionados, mas ao mesmo tempo estão preocupadas em trabalhar para que tudo dê certo. É um misto de alegria e certo medo da estreia. Por este motivo são muito importantes estes encontros de esclarecimento e suporte às selecionadas”.