
O Código Brasileiro de Trânsito (CTB) prevê este tipo de infração no artigo 218, em três incisos. Somadas, as três possibilidades representam 31% de todas as infrações cometidas no Paraná nos primeiros seis meses de 2014
Dirigir acima do limite de velocidade aparece no topo da lista entre as infrações mais cometidas por motoristas paranaenses. Hoje, Dia da Velocidade, o Departamento de Trânsito do Paraná aproveitará a data para alertar os motoristas sobre os perigos e as consequências de ultrapassar os limites estabelecidos em vias públicas.
No primeiro semestre deste ano, 450.301 multas foram emitidas em todo o Estado para motoristas que dirigiram acima da velocidade permitida. O Código Brasileiro de Trânsito (CTB) prevê este tipo de infração no artigo 218, em três incisos. Somadas, as três possibilidades representam 31% de todas as infrações cometidas no Paraná nos primeiros seis meses de 2014.
“O Código Brasileiro de Trânsito trata desde o motorista que dirige a 72 km/h numa via em que a velocidade permitida é 60 km/h, até aquele que dirige com o mais que o dobro da velocidade indicada. O problema é que nos dois casos, com agravantes diferentes, o tempo de resposta do condutor é reduzido. Cerca de um terço dos acidentes poderiam ser evitados se o motorista respeitasse o limite”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.
A situação que ocorre com maior frequência é transitar com velocidade superior à máxima permitida em até 20%, infração que representa 25% do total. A segunda mais recorrente entre os paranaenses é transitar em velocidade superior à máxima permitida, ultrapassando o limite entre 20% e 50%. A infração é considerada grave e acarretada 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação e multa de R$ 127,69.
A terceira situação registrada – que gera suspensão direta da Carteira Nacional de Habilitação – é dirigir com velocidade superior à máxima estabelecida em mais de 50%. A infração é considerada gravíssima, com 7 pontos na CNH e multa de R$ 191,54. No primeiro semestre deste ano, 4.651 motoristas tiveram a habilitação suspensa no Estado devido a esta situação.





