Um estudo envolvendo pessoas de várias idades concluiu que estamos inclinados a consumir mais álcool nos dias em que nos exercitamos. A equipe da NorthwesternUniversityFeinbergSchoolof Medicine, em Chicago, Estados Unidos, pretende agora fazer investigações mais detalhadas para entender melhor essa aparente relação. Os participantes foram convidados a usar seus smartphones para relatar, diariamente, suas atividades físicas e a quantidade de álcool ingerida. “De segunda a quarta, as pessoas tendem a fechar as comportas”, disse o chefe do estudo, David E. Conroy. “Mas assim que começam as atividades sociais do fim de semana, na quinta-feira, aumenta a atividade física e o consumo de álcool”.
“Atividade física insuficiente e consumo de álcool estão vinculados a muitos problemas de saúde. E a ingestão excessiva de álcool tem muitos custos indiretos também”, disse Conroy, especializado em medicina preventiva.
Os 150 voluntários, com idades entre 18 e 89 anos, registraram suas atividades físicas e quantidade de bebida ingerida durante três períodos de 21 dias consecutivos distribuídos ao longo de um ano. Um estudo anterior, que tentou investigar a associação entre consumo de álcool e exercícios físicos usando uma outra metodologia, concluiu que pessoas fisicamente ativas consomem mais álcool. O estudo de Conroy e sua equipe não chegou à mesma conclusão.
Talvez, ele explicou, porque o outro estudo pedia a participantes que relatassem todas as atividades físicas feitas e o álcool ingerido ao longo do mês anterior – com resultados menos precisos. “Colocamos o ‘zoom’ no microscópio e obtivemos uma visão mais detalhada e pessoal desses comportamentos dia a dia. Não procede dizer que os que se exercitam mais bebem mais. Na verdade, nos dias em que estão mais ativas, as pessoas tendem a beber mais do que nos dias em que estão menos ativas”, disse o pesquisador.