Os usuários de smartphones e tablets estão acessando cada vez mais internet móvel e aplicativos. Pesquisas recentes apontam dados curiosos, como o local de onde as pessoas acessam redes sociais, seja do trabalho ou mesmo de dentro do banheiro.
O Social Media Report 2012, levantamento realizado pelo Instituto Nielsen de pesquisas sobre mídia, mostra que o uso de apps aumentou 85% entre julho de 2011 e julho de 2012 entre os americanos (totalizando 101,8 milhões de pessoas). Em relação à internet móvel, o crescimento registrado foi de 82% (resultando 95,1 milhões de consumidores). Os computadores ainda lideram o número de usuários totais, com mais de 204 milhões, mas assistiram a uma queda de 4% no período.
Em geral, os acessos à internet são, na maioria, para redes sociais. A pesquisa aponta que 20% do tempo gasto nos computadores é dedicado a esse tipo de site, enquanto nas ferramentas mobile esse índice sobe para 30% do tempo. Os apps de redes sociais são os que mais ganharam usuários: o tempo de uso aumentou 76% nessas ferramentas, totalizando 40,8 bilhões de minutos (sete vezes mais do que o tempo dedicado via internet móvel).
Ao todo, 27 bilhões de minutos foram gastos na rede social no período de um ano – para se ter uma ideia, o Twitter, segunda rede social no ranking, consome 3,6 bilhões de minutos. No mapa global do uso das redes sociais, divulgado pela Opera Software em 2012, a rede criada por Mark Zuckerberg também aparece como a favorita dos usuários brasileiros do navegador Opera Mini na plataforma mobile, angariando 60,28% do público – o Twitter, segundo na lista, aparece com 11,96% dos acessos.
Já a rede social que mais cresceu no período foi o Pinterest, que permite o compartilhamento de fotos conforme temáticas. Entre julho de 2011 e de 2012, a quantidade de usuários cresceu 4.225% nos acessos por internet móvel. Em números absolutos, os acessos pelo PC registram 27,2 milhões de usuários únicos. “Enquanto o Facebook e o Twitter continuam entre as mais populares redes sociais, o Pinterest emergiu como uma das estrelas, apresentando o maior aumento tanto na audiência única quanto no tempo gasto”, diz o relatório. Mais de 70% dos usuários são mulheres, e mais da metade tem entre 25 e 49 anos.
Tablets e smartphones conquistam cada vez mais espaço
Enquanto o computador segue como líder entre os meios de conexão (apesar de seu uso ter caído de 97% para 94% entre os usuários), os tablets cresceram significativamente entre as ferramentas utilizadas, evoluindo de 3% em 2011 para 16% em 2012. Os smartphones também registraram alta, de 37% para 46%. Alternativas empregadas pelos usuários para se conectar à internet são tocadores portáteis de música, consoles de games, televisores com internet e e-readers.
Os jovens não desgrudam das redes sociais nem em lugares inusitados: a pesquisa demonstra que 32% das pessoas entre 18 e 24 anos acessam esses sites enquanto estão no banheiro. Já as pessoas entre 25 e 34 anos concentram o uso no local de trabalho: 51%, índice maior do que em qualquer outra faixa etária.