Agentes de trânsito fazem curso sobre relacionamento com cidadãos

curso

Agentes municipais de trânsito iniciaram nesta segunda-feira (08) um curso que trata do relacionamento deles, em ato profissional, com os cidadãos que atendem. É mais uma etapa do processo de capacitação realizado pela Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) para os agentes municipais de trânsito, trabalho que começou em novembro deste ano.
Serão capacitadas dez turmas no período da manhã e tarde, com a apresentação e discussão dos seguintes temas: vivências e convivências, orientado pela Setran; noções e técnicas de abordagem, pela Guarda Municipal; e comportamento do servidor público, pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap). A atividade também é aberta à participação de outros profissionais da Setran.
“Neste novo módulo, estamos desenvolvendo com os agentes o relacionamento com o cidadão curitibano. A intenção desta gestão é compartilhar e discutir as informações com todos os que trabalham na Setran. Por isso, a capacitação dos agentes será contínua, estendendo-se por todo o ano de 2015 e seguindo até o final da gestão”, diz a secretária municipal de Trânsito, Luiza Simonelli.
Para o diretor da Guarda Municipal, inspetor Cláudio Frederico de Carvalho, a capacitação vai trazer maior segurança no desenvolvimento das atividades do agente de trânsito. “É realmente importante que esse profissional saiba lidar com as situações difíceis que surgem no dia a dia. O curso também integra o trabalho da Guarda Municipal e da Setran”, afirma.
Viviane Guimarães Rusycki Barbosa, agente de trânsito há 18 anos, destaca que a classe solicita um processo de capacitação há muitos anos. “Tivemos alguns processos de capacitação, mas que não tiveram continuidade. Mas agora deveremos ter um resultado, pois esse trabalho deverá ser contínuo na Setran.
Espero que possamos aproveitar bem o que for passado. Ao longo do tempo, vamos agregando vários tipos de dificuldades no trabalho, pontos que não são esclarecidos. Precisamos de uma resposta mais rápida de como agir em alguns casos”, lembra.
O agente Luiz Afonso Klock, há sete anos na profissão, lembra que os agentes têm adquirido experiências com o que vivenciam nas ruas com a população, aprendendo e repassando aos outros agentes o que fazer em diversas situações. “O principal para nós nessa capacitação é aprender exatamente como lidar com o público, nosso foco é o usuário. Essa atividade é essencial para o trabalho agente de trânsito”, confirma.

Foto: Divulgação.