A sugestão de preservação ambiental e valorização das populações tradicionais elaborada com a participação da Jovem Senadora do Paraná Maria Cristiane Andrade, aluna do Colégio Estadual Professora Ivone Soares Castanharo, em Campo Mourão, pode se transformar em proposta de lei federal.
A aluna participa do programa Jovem Senador e sua sugestão foi uma das seis selecionadas no País e encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa. Se for aceita, passará a tramitar no Senado como projetos, podendo ser transformadas em lei se forem aprovadas pelo Senado e pela Câmara dos Deputados.
O texto de Maria Cristiane sugere a popularização da construção de reservatórios artificiais para armazenamento da água e para abastecimento em períodos de pouca chuva em áreas críticas. Estabelece ainda que o poder público deve estimular a iniciativa privada a desenvolver ações de sustentabilidade, como o uso de sacolas reutilizáveis.
Maria Cristiane explicou que os alunos foram divididos em três comissões: Educação, Meio ambiente e Direitos humanos, de acordo com os projetos individuais criados. Cada equipe teve de elaborar propostas que contemplasse a temática da comissão.
Para a aluna, que participou pela primeira vez do Jovem Senador, foi uma experiência marcante. “Aprendi muito sobre o funcionamento do Senado e desmistifiquei a visão que tinha sobre o Plenário”, comentou.