Ovos estão até 20% mais caros neste ano

Os preços dos produtos de Páscoa subiram aproximadamente 20,74% em relação ao ano passado, ao mesmo tempo que a gramatura ou o peso de alguns ovos reduziram em média 8%. Essa foi a constatação do Disque Economia, serviço de acompanhamento de preços de mercado da Secretaria Municipal do Abastecimento.
A pesquisa avaliou o preço de 180 produtos de Páscoa em 14 supermercados diferentes. Outro item que apresentou expressiva variação, de 13,79%, foram as columbas.
Esta foi a primeira pesquisa de Páscoa divulgada pelo Serviço. Até o dia 2 de abril, véspera da Sexta-Feira Santa, a Secretaria do Abastecimento divulgará pesquisas semanais, sempre às terças e quartas.
“Houve aumento de preço com redução de peso e a variação dos preços também são significativas. A orientação é a de que o consumidor pesquise bem antes da compra e observe qual é o peso líquido do produto e não o peso bruto, que inclui as embalagens”, orienta o economista Henry Paulo Lira, coordenador do Disque Economia.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3262-6564 ou pelo site http://disqueeconomia.curitiba.pr.gov.br e clicar no menu em Pesquisa ovos de chocolate.

O Procon dá algumas dicas para a compra de chocolates

> Ovos de chocolate, bombons, chocolates, colombas devem apresentar, de forma clara, a indicação do peso líquido na embalagem. Esta indicação deve referir-se somente ao peso do produto, desconsiderando o peso da embalagem e dos brindes, se houver.

>Se o ovo de chocolate traz brinquedo como brinde, verificar na embalagem se consta a frase “Atenção: contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro da Avaliação da Conformidade”. Também é obrigatória a indicação de faixa etária ou, se for o caso, uma frase que informe que não existe restrição de faixa etária. Somente essas informações garantem que o brinquedo passou por testes e não vai oferecer risco à criança.

>A numeração dos ovos serve apenas como referência. Ou seja, não se pode dizer que um produto com numeração maior pesa mais, pois cada marca adota uma escala diferenciada de tamanho. Assim, oriente-se apenas pela indicação do peso líquido do ovo de chocolate.

>Nas cestas de produtos de Páscoa deverá constar em rótulo ou etiqueta externa, na embalagem maior, um descritivo dos produtos contidos, com referências como exemplo: “Conteúdo: 01 coelho de chocolate – 100g; 01 Ovo de chocolate recheado – 500g; 01 Caixa de bombons sortidos – 400g”, entre outros produtos.

foto: Divulgação.