Uma das marcas que mais cresceram em vendas no ano passado – junto com Nissan e Honda -, a Renault conseguiu dobrar o lucro no Brasil em 2012.
Balanço publicado no Diário Oficial do Paraná mostra que a montadora francesa registrou ganhos (atribuível aos controladores) de R$ 440,2 milhões no Brasil – seu segundo maior mercado no mundo, atrás apenas da França. No exercício de 2011, o lucro da montadora no país tinha sido de R$ 214,8 milhões.
No relatório da administração que acompanha as demonstrações financeiras, a empresa diz que o crescimento de 24,3% nas vendas de carros no mercado brasileiro foi resultado da ampliação e renovação da linha de produtos, em modelos como Clio, Fluence, Duster, Sandero. O desempenho também é atribuído à expansão da rede comercial em 15%, chegando a 235 concessionárias em todo o país.
A montadora também destaca os investimentos de R$ 500 milhões, que permitiram uma ampliação de 100 mil carros por ano na capacidade de produção da fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. O projeto, concluído no início deste ano, faz parte do programa que prevê investimentos de R$ 1,5 bilhão para o período de 2010 a 2015.
No ano passado, a receita da Renault no Brasil cresceu 23,5%, chegando a R$ 9,8 bilhões. Com o maior controle sobre despesas gerais e administrativas, combinado a outras receitas operacionais de R$ 466,3 milhões, o lucro antes do resultado financeiro – uma medida do desempenho operacional – alcançou R$ 630,2 milhões.
Esse montante ficou mais de três vezes acima dos 201,5 milhões registrados no ano anterior.