Médico dá dicas para manter a saúde dos rins

Conhecida como DRC, a Doença Renal Crônica, é um mal silencioso que destrói a estrutura do rim e pode levar o órgão à falência completa. Estimativas de 2011 revelam que cerca de 10 milhões de brasileiros são portadores de DRC. Segundo Jorge Portela, nefrologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, o mais preocupante é que muitas pessoas desconhecem o problema.
“Como a doença só apresenta sintomas quando já está em estágio muito avançado, o caminho para evitar a DRC é a prevenção e os cuidados que vão garantir o bom funcionamento dos rins” esclarece o médico. E não é para menos: os rins são responsáveis por funções essenciais para a vida. Eles são os órgãos do sistema excretor e osmorregulador responsáveis pela filtração do sangue e controle do volume de água do corpo, eles atuam como seletores que limpam as impurezas do sangue.
As três principais causas da DRC são o diabetes, a hipertensão arterial e a glomerulonefrite, uma inflamação do glomérulo, unidade funcional do rim formada por um emaranhado de capilares, onde ocorrem a filtragem do sangue e a formação da urina.
Manter-se no peso ideal pode ser uma tarefa difícil, mas também é uma regra importante para contribuir com o funcionamento do rim e a boa saúde em geral. O indivíduo que mantém o índice de massa corporal (IMC) dentro de parâmetros saudáveis, protege o organismo de muitas possíveis doenças, entre elas as renais.
Invista nos alimentos ricos em vitaminas e fibras, como maçã, batata e feijão. Eles colaboram muito para a manutenção do rim. Tome cuidado com o excesso de gordura nas carnes e nas formas de preparo. As gorduras dificultam a função de filtragem dos rins.
O diabetes e a pressão alta são grandes responsáveis pelo surgimento da DRC. Os dados inspiram preocupação, pois o número de portadores dessas doenças está aumentando nos últimos anos em função do envelhecimento da população e do sedentarismo e obesidade entre a população mais jovem.