Central de monitoramento fica até sábado na Boca

O Centro de Controle Operacional (CCO), que desde o dia 1º de abril é visitado público na estação-tubo instalada no calçadão da Avenida Luís Xavier, permanecerá aberto à visitação até o próximo sábado (27). A mini-central, que até essa quinta-feira (18) recebeu em torno de 13,5 mil visitas, reproduz o ambiente do CCO inaugurado há um ano, localizado nos fundos da Rodoferroviária e que reúne técnicos, engenheiros, operadores de trânsito e de transporte.
O grande número visitas à Estação 320 – nome dado à estação-tubo alusivo aos 320 anos de Curitiba – levou a Urbs –a estender o prazo para visitação pública. Na estação-tubo do calçadão, os visitantes recebem informações dos técnicos da Urbs, que explicam como as linhas dos ônibus expresso são monitoradas em tempo real, permitindo saber a localização exata de cada ônibus e eventuais problemas ao longo do eixo – como acidentes, engarrafamentos ou problemas afins.
O gerenciamento do CCO, que permite o acompanhamento das condições do sistema de transporte urbano e tráfego viário em tempo real, é feito simultaneamente pela Urbs e a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran).
A Estação 320 fica aberta ao público em geral de segunda a sexta-feira, das 9h às 19 horas; aos sábados, das 9h às 13h, e aos domingos, das 10h às 13 horas.