Técnicos e especialistas de importantes instituições nacionais e internacionais estão em Curitiba para conhecer os programas desenvolvidos na cidade para controle e tratamento da aids. A programação começou pelo Consultório na Rua, direcionado ao atendimento da população em situação de vulnerabilidade social de Curitiba. O grupo acompanhou as ações desenvolvidas pelas equipes do Consultório na Rua.
O grupo é formado por representantes do Ministério da Saúde, do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) do governo norte-americano, dos escritórios do CDC em Atlanta e no Haiti, da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento (Usaid), Serviço Nacional de Saúde da República Dominicana, Organização Mundial da Saúde/Genebra, Centro de Referência e Treinamento em HIV/AIDS de São Paulo, Aids Healthcare Foundation, do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV-Aids (UNAIDS), Grupo Pela Vidda/Rio de Janeiro e Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul.
Eles ficam em Curitiba até domingo (30), período em que terão a oportunidade de conhecer outros projetos desenvolvidos para controle e tratamento da aids.
Intercâmbio
O representante do Serviço Nacional de Saúde da República Dominicana, Gregório Tapia, disse que é importante conhecer como é conduzido o trabalho de saúde direcionado à população em situação de rua, como os testes rápidos para diagnóstico precoce da aids. “A epidemia de aids na República Dominicana está controlada e hoje o trabalho está direcionado às populações-chaves. É muito importante conhecer o trabalho desenvolvido em Curitiba e promover essa troca de experiências”, comentou.