Prefeito conhece o Programa Visão Todos

No mundo, de cada três pessoas com problemas visuais, duas não sabem que apresentam alteração na qualidade da visão. No trabalho e atitude para mudar esta realidade, a oftalmologista Tania Schaefer, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria (SOBLEC) e diretora técnica do Instituto SOBLEC de Educação apresentou ao prefeito Gustavo Fruet uma solução inteligente e já em funcionamento em Curitiba. A receita é direta e está em ações de cunho educativo e social, desenvolvidas pela sociedade médica, que visam melhorar a saúde visual da população, principalmente àqueles que não têm fácil acesso ao atendimento médico.
Entre as ações apresentadas, a médica destacou o programa “Visão para Todos”, que assegura exames de acuidade visual em estudantes de comunidades carentes no país, tratamento e óculos através da parceria com empresas privadas e laboratórios. “Nosso objetivo foi apresentar os projetos do Instituto SOBLEC de Educação e abrir portas para uma futura parceria com a prefeitura, no sentido de levar este atendimento às escolas de Curitiba”, destacou Tania Schaefer. A médica também reforça que “é preciso educar os multiplicadores e assim atingir mais pessoas. E para isso o educador é fundamental”.
Estima-se ainda que, no país, 33 mil crianças ficaram cegas por doenças oculares que poderiam ter sido evitadas ou tratadas precocemente e que pelo menos 100 mil tem alguma deficiência visual, segundo dados da Agência Internacional de Prevenção à Cegueira, ligada à OMS.