A lendária banda setentista Casa das Máquinas encheu o Hangar, em Curitiba, e aproveitou para anunciar novidades. A apresentação ocorreu no dia 28 de abril (domingo) e empolgou público, que conferiu um repertório recheado de clássicos, como “Casa do Rock”, “Astralização”, “Vou Morar no Ar”, “Certo Sim, Seu Errado” e outras.
Atualmente a banda conta com dois integrantes da formação clássica: o tecladista Mário Testoni Jr e o baterista Marinho. Eles argumentam que o “novo grupo”, com a participação de João Luiz (vocal), Fábio César (baixo) e Marcelo Schevano (guitarra) apresenta uma forte pegada e esta bem entrosado. Na apresentação, foi fácil perceber arranjos mais pesados para os clássicos da década de 70, sem faltar a sonoridade típica da época.“Esta nova formação está indo muito bem, com músicos que apresentam grande habilidade técnica. Estamos preparando um novo CD, com arranjos atualizados para nossos clássicos e duas canções novas”, anuncia Mário Testoni Jr. O novo álbum deverá se chamar “Ensaio 2013”.
A respeito do público, o tecladista declara que a região sul do Brasil mantém acesa a chama da Casa das Máquinas. “Paraná e Santa Carina são estados que valorizam nossas bandas. O rock brasileiro precisa desta integração”, diz.
Vale destacar que a banda retornou após ser convidada para participar do festival de música progressiva Psicodália, realizado em Santa Catarina em 2008.
Mesmo com a crise que assombra a indústria fonográfica, a Casa das Máquinas não se abala. Desde 2007, o grupo vem fazendo trabalhos de maneira independente. Para anunciar sua volta no mesmo ano, o grupo gravou o álbum “Ensaio 2007”, com tiragem inicial de 500 cópias, para o festival Psicodália. Este retorno estreitou os laços com a região sul do Brasil. O “Ensaio 2007” apresenta versões mais pesadas para as clássicas “Vale Verde”, “Dr. Medo”, “Lar das Maravilhas”, “Casa de Rock”, “Pra Cabeça” e “Vou Morar no Ar”. Neste ano, a banda pretende dar continuidade a este projeto, lançando o “Ensaio 2013”.
))) André Molina