A oposição ao governador Beto Richa (PSDB) já começou a debater as possibilidades de candidatura ao governo em 2014. A bola da vez é a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. Porém, não será tão fácil. Existe interesse do governo federal em manter a petista paranaense no cargo. E caso o PT perceba que o sacrifício de jogar Gleisi à disputa seja em vão, poderá pensar em alguma alternativa.
Outras opções da oposição
Dois nomes podem ser lançados. Do ex-senador Osmar Dias (PDT), que encontra dificuldade em disputar o Senado porque o irmão Álvaro Dias já conseguiu apoio dos tucanos para a reeleição, e o senador Requião, que demonstra disposição e já percorre o Paraná em pré-campanha.
Obstáculos para disputar eleição
Tanto Osmar como Requião devem enfrentar obstáculos para viabilizar a candidatura. O ex-senador pedetista não está tão animado, pois vem de duas derrotas na disputa ao governo. Uma contra Beto Richa e outra contra Requião. Ele chegou a declarar que o povo paranaense o rejeitou duas vezes. Já Requião encontra forte rejeição dentro do seu partido: o PMDB. A bancada estadual de deputados está no bolso de Richa e o ex-governador Orlando Pessuti tenta viabilizar sua candidatura ao Palácio Iguaçu.
Duelo pelo TC
A aposentadoria do conselheiro do Tribunal de Contas, Hermas Brandão, estabeleceu uma briga nos bastidores do Centro Cívico. O conflito é entre os deputados estaduais Plauto Miró Guimarães (DEM) e Fábio Camargo (PTB), que querem a vaga a todo custo. A candidatura de Plauto tem a simpatia do governador Beto Richa e, por consequência, dos demais deputados. Porém, tanto a Alep como o Palácio Iguaçu sofrem pressão do Tribunal de Justiça para apoiar Camargo.
Rossoni deixa disputa ao Senado
Após assumir a presidência do PSDB no Paraná, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni, declarou que não tem mais intenção de disputar o Senado para abrir caminho a Álvaro Dias, que deseja tentar reeleição. Rossoni afirmou que a atitude tem como objetivo unir mais os tucanos do estado, que visam sustentar a candidatura de Beto Richa em 2014.