Empresários reúnem-se em Curitiba para discutir inovação competitiva

Gestão da inovação e suas estratégias foram temas debatidos nesta terça, por empresários de diversos segmentos da indústria que estiveram reunidos na Sede do Sistema Fiep no Jardim Botânico, em Curitiba. A palestra “Inovação Competitiva e Aberta: Transformando o Brasil”, promovida pelo Senai Centro Internacional de Inovação, em parceria com a Anpei – Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras, teve como objetivo suscitar uma discussão inicial, que será aprofundada durante a realização da XIII Conferência Anpei de Inovação Tecnológica, durante os dias 3, 4 e 5 de junho em Vitória, no Espírito Santo. O Senai no Paraná é um dos patrocinadores da XIII Conferência.
Ministrada por Mario Barra, membro diretor da Anpei e coordenador geral da Conferência de Inovação Tecnológica, a palestra abriu espaço para que os próprios empresários compartilhassem suas experiências na área da inovação. “O Paraná sempre teve uma projeção muito grande dentro da Anpei, e o Senai é um dos patrocinadores da conferência esse ano. Nós entendemos que o modelo que se chegou aqui, é um modelo para ser usado em outras partes do Brasil. A integração entre os atores da inovação, desde a academia até a indústria, é muito grande aqui e é isso que queremos a nível nacional”, destaca Barra. “Acredito que o Senai é um verdadeiro showcase sobre como alavancar a inovação dentro de um Estado. Está todo mundo pensando de forma uníssona, vibrando na mesma frequência, pensamento em rede”, conta.
Barra explica que é esse pensamento em rede que move a inovação. “O que fazemos talvez já esteja inserido numa próxima geração da inovação. Temos aqui empresas praticando isso, a cogeração de inovação e de produtos, onde as empresas e seus consumidores desenvolvem juntos o produto final”. Dessa forma, segundo o coordenador, as chances de sucesso aumentam significativamente, pois assim torna-se possível desenvolver produtos para nichos cada vez mais específicos.
Filipe Cassapo, gerente de inovação do Senai no Paraná destaca que o reforço da competitividade da inovação é uma oportunidade estratégica para o desenvolvimento econômico e sustentável do Paraná e do Brasil. “A chave da inovação encontra-se no setor privado, a partir do momento em que somos capazes de criar mecanismos e políticas que incentivam e aceleram a transferência do conhecimento gerado na universidade e centros de pesquisa para as empresas”, diz Cassapo.
“O momento atual é um dos mais propícios para a execução dessas estratégias nas empresas: por meio do plano Inova Empresa, teremos R$ 32,9 bilhões disponíveis para na inovação no Brasil. No Paraná, o instrumento de subvenção TECNOVA-PR representará um aporte de R$ 30 milhões para pequenas e médias empresas inovadoras nos próximos dois anos”, conta Cassapo. “Nesse cenário, a Anpei, é um parceira estratégica do Senai Inovação para promover a cultura e as boas práticas em inovação tecnológica nas empresas. A XIII Conferência da Anpei, que será realizada entre os dias 3 e 5 de junho em Vitória, novamente reunirá toda a comunidade empresarial ligada à inovação, para endereçar de forma urgente e estratégica o tema”, finaliza.