
A partir de agora a estudante Gabrielle Lourenço Gonçalves, de 5 anos, da Escola Municipal Dona Pompília, no Tatuquara, dormirá em cama nova e confortável. O móvel foi presente entregue na tarde da quarta-feira (16) pelo Papai Noel da Campanha de Natal dos Correios, durante uma festa na quadra coberta da escola.
Os outros 869 estudantes da escola também receberam presentes que foram oferecidos por pessoas que participaram como padrinhos da campanha.
Neste ano, a campanha do Correios, realizada em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, garantiu presentes e um Natal mais feliz para 8 mil crianças e estudantes de 35 escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Os meninos e meninas escreveram cartinhas contando suas histórias e o que gostariam de ganhar.
Junto à nova cama, Gabrielle ganhou uma boneca e um jogo de canetas hidrográficas coloridas, os três itens que havia solicitado na cartinha que escreveu ao Papai Noel durante uma atividade pedagógica estimulada a partir da campanha de Natal. “Minha cama é velha e molenga, faz barulho e eu tenho medo de cair quando estou dormindo”, escreveu a menina. Gabrielle ficou radiante de alegria ao receber os presentes das mãos do Papai Noel. “Eu acho que ganhei tudo o que eu pedi porque o Papai Noel é uma pessoa de bem, que gosta das crianças”, disse a estudante.
As unidades escolares selecionadas para participar da campanha ficam em região de vulnerabilidade social. A grande maioria das crianças pertencente a famílias de baixa renda, vindas das áreas de ocupação Bela Vista, Terra Santa e Beira Rio fosse mais feliz. “Eu ganhei todos os móveis para montar a minha casinha de bonecas”, comemorou Eduarda da Silva Rodrigues, de 5 anos.
Para o estudante Renan Pablo da Silva Antunes, que precisa de cadeira de rodas para se locomover, os jogos de tabuleiro entregues pelo Papai Noel vão garantir a diversão nas férias escolares. “Eu fiquei feliz com o meu presente e agradeço ao Papai Noel por ter lembrado de mim”, disse Renan.
O clima de magia e felicidade tomou conta de toda a escola. Além dos estudantes os professores e demais profissionais da escola deram uma pausa no dia de trabalho para acompanhar os momentos de magia. A recepção ao Papai Noel, que substituiu o trenó pelo veículo de entrega dos Correios, foi feita pelas crianças do coral da escola, que prepararam um repertório de músicas natalinas. “É um momento de magia e encantamento na vida destas crianças que nos enche de alegria. Para algumas delas será o único presente razão pela qual toda a escola se mobilizou junto à equipe dos Correios para que o momento fosse muito especial”, disse a diretora da escola Rosângela de Cassia Munhoz.
Campanha
A Campanha de Natal dos Correios ocorre em todo o Brasil e a adoção das cartas é feita da mesma maneira em todas as cidades. As cartas enviadas pelas crianças são lidas e selecionadas, e, em seguida, oferecidas para adoção dos padrinhos nas unidades da empresa. A equipe dos Correios trabalha para promover o apadrinhamento de todas as cartas. Na rede municipal de ensino de Curitiba, a produção das cartas, com textos ou desenhos das crianças, é acompanhado de uma ação pedagógica.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados deste ano. Inicialmente havíamos previsto atender a 6 mil crianças, porém a procura pela adoção das cartas superou nossas expectativas e ampliamos para um número maior de crianças e conseguimos atender ao desejo de 8 mil meninos e meninas”, disse a representante do Departamento de Relacionamento Institucional dos Correios, Alessandra Hataqueiama Ricardo.
Corpo de Bombeiros
O Centro Municipal de Educação Infantil Boa Vista, no Atuba, foi outra unidade integrada à campanha. Lá a entrega dos presentes aconteceu na última terça-feira (15), também com a participação do Papa Noel e uma surpresa especial. O Bom Velhinho chegou à unidade acompanhado do 7.° Grupamento de Bombeiros de Curitiba. A visita dos bombeiros foi para realizar o sonho de João Carlos Góes Miranda, de 5 anos, que na cartinha contou que gostaria de conhecer integrantes do Corpo de Bombeiros e andar no Caminhão de Combate a Incêndios.
O pedido sensibilizou a equipe da unidade, dos organizadores e também do Corpo de Bombeiros do bairro, que se uniram para atender ao sonho do menino. A chegada do veículo anunciada pela sirene serviu como convite para que a comunidade acompanhasse a entrega dos presentes, em especial o do João, que é autista e contou com a ajuda do professor para escrever a carta. “Querido Papai Noel (…), todos os dias eu peço um caminhão de bombeiro, será que você pode trazer um pra mim. Sou alegre e querido. Quero conhecer o bombeiro!”.
A emoção tomou conta de toda a equipe que ajudou a fazer real o sonho do menino. “É gratificante poder aproximar nosso trabalho da comunidade e tornar real o desejo de uma criança que admira nossa função. O pedido do João é o nosso maior presente porque é uma forma de reconhecimento do nosso trabalho e uma oportunidade encher a vida de esperanças”, destacou o soldado Locatelli.
A diretora do CMEI, Mônica Angélica Sampaio, ressaltou a importância de a campanha alcançar outros objetivos na unidade, além do presente para criança. A campanha de Natal somou-se aos objetivos do projeto “Gentileza gera gentileza”, para despertar comportamentos e atitudes de amor, paz, fraternidade e justiça entre as crianças. “Durante todo o ano as crianças são envolvidas em práticas que trabalham para o bem estar coletivo. Hoje precisamos muito de cidadãos participativos e capazes de fazer o bem para um mundo melhor. O desejo de uma criança pode e deve ser alimentado pela esperança e pela certeza de a vida é sempre melhor quando fazemos o bem”, disse Mônica.
Kauane Ferreira dos Santos, de 5 anos, também vibrou com o encontro com o Papai Noel. “Eu nem acreditei que ele veio e trouxe minha boneca de chupeta! Fiquei muito feliz.”, disse a menina.
O Projeto Papai Noel dos Correios está alinhado a um dos objetivos de Desenvolvimento do Milênio – “Educação básica de qualidade para todos”. As crianças são estimuladas a escrever uma redação, uma carta ao bom velhinho. E uma ótima oportunidade para que aprendam também a endereçar corretamente, usar o Código de Endereçamento Postal (CEP) e o selo. Antes de as crianças começarem as produções das cartinhas, representantes dos Correios oferecem material de orientação, sugerindo a forma de trabalhar o tema “Natal” com as crianças.