O chá verde é sempre recomendado para uma qualidade de vida mais saudável, e dessa vez, foi descoberto um novo benefício do líquido. O chá também consegue destruir as células cancerígenas presentes no organismo.
Um componente do chá verde, chamado EGCG, destrói as células do câncer de boca sem atacar as células saudáveis. Espera-se que essa descoberta ajude em novos tratamentos orais do câncer e de outras doenças.
Cientistas da Universidade Estadual da Pensilvânia estudaram a forma como o componente consegue rastrear a célula do câncer. Eles acreditam que o EGCG desencadeia um processo na mitocôndria (responsável pela produção de energia), que leva à morte da célula cancerigena.
“O EGCG está fazendo algo para danificar a mitocôndria, e esse dano inicia um ciclo ainda mais danoso até que a célula sofra uma morte celular programada”, explicou o professor Joshua Lambert.
De acordo com o professor, o componente formaria espécies reativas de oxigênio dentro das células cancerígenas, o que danifica a mitocôndria, que, por sua vez, responde produzindo mais espécies reativas de oxigênio.
Essas espécies de oxigênio são responsáveis por controlar condições internas da célula, como a temperatura. Assim, quando há um aumento em sua quantidade, as estruturas celulares são danificadas.
Enquanto isso, a célula cancerígena também reduz a expressão de genes antioxidantes e reduz ainda mais as suas defesas, sendo mais fácil destruí-la.
Quanto às células saudáveis, o componente parece aumentar sua capacidade de proteção.