Curitiba recebe, entre os dias 7 e 12 de maio, uma mostra de filmes da Alemanha, Espanha, França, Itália e Polônia. São cinco longa-metragens, um de cada país, que têm como característica o humor. Os filmes serão exibidos no Teatro Eva Herz, da Livraria Cultura do Shopping Curitiba, em diferentes dias e horários, inclusive com reapresentações.
A Mostra de Cinema de Humor faz parte da Semana da Europa em Curitiba, que tem o objetivo de promover a cultura europeia no Brasil. A abertura acontece nesta terça-feira, dia 7, às 19h, com a exibição de trailers dos filmes da mostra e a participação do crítico de cinema Marden Machado.
A Semana da Europa conta com diferentes manifestações culturais e, no caso de Curitiba, esportivas. No sábado, dia 11, descendentes de poloneses e alemães vão jogar uma partida de futebol, às 10h30, no Estádio do Trieste, em Santa Felicidade. O jogo será acompanhado pela execução de músicas tradicionais e degustação de comidas típicas dos dois países.
Segundo o diretor do Instituto Cervantes de Curitiba, Pedro Eusebio Cuesta, “são filmes de língua estrangeira que trazem importantes aspectos, não só o estudo da língua, mas também músicas, pratos típicos e, principalmente, o comportamento do ser humano em diferentes regiões do mundo”, diz.
Semana da Europa
Foi criada em 2005 para festejar o Dia da Europa, comemorado em 9 de maio. Nessa data, em 1950, o estadista francês Robert Schuman sugeriu a criação de uma entidade europeia supranacional. A proposta, conhecida como Declaração Schuman, é considerada o embrião da atual União Européia.
No Brasil, a Semana da Europa é realizada em quatro cidades: Curitiba, Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Na capital paranaense começou em 2009 e é realizada hoje por cinco instituições de ensino de língua estrangeira – Aliança Francesa, Casa da Cultura Polônia Brasil, Consulado Geral da Itália, Instituto Cervantes Curitiba e Instituto Goethe.
Outras informações podem ser obtidas pela página do evento no Facebook: www.facebook.com/semanadaeuropa2013Curitiba.