Com o frio chegando seu carro pede atenção

Bateria
No inverno, com a temperatura mais baixa, o motor pode precisar mais da bateria para funcionar. “No frio, o óleo pode estar mais viscoso”, diz Venosa, “então é necessário mais energia”. Segundo o engenheiro a bateria é um dos principais itens a ser checados no inverno. É importante que esteja tudo em ordem.

Motor de arranque
Esse componente é fundamental na hora de dar a partida e passa ser mais exigido no inverno. Por isso, não basta estar com a bateria em dia, já que sem o motor de arranque funcionando perfeitamente o carro não vai pegar nos dias mais frios. Itens como o bendix e as escovas desse componente são os que costumam apresentar mais defeitos na maioria das vezes.

Reservatório de partida a frio
Os carros flex têm um reservatório que deve ser abastecido com gasolina para facilitar a partida quando o carro estiver abastecido com álcool. Venosa explica que em lugares ou épocas do ano em que a temperatura fica acima de 20ºC, a gasolina deste reservatório não é utilizada. Quando chega o inverno e a temperatura cai e o carro pode apresentar alguns problemas. “Se a gasolina está há muito tempo no reservatório, pode ter perdido o seu poder de combustão e se tornado inútil no tanquinho”, diz Venosa. Neste caso, é necessário levar o carro até uma oficina para retirar o líquido que está no reservatório e abastece-lo novamente.
De preferência com gasolina aditivada, que dura mais tempo. Outro problema recorrente se dá com o solenóide de abertura do reservatório. Por ficar muito tempo parado, ele pode enguiçar e não liberar mais a gasolina que seria injetada para facilitar a partida. Quando isso ocorre o solenóide deve passar por uma limpeza ou ser trocado em alguma oficina. No inverno, a gasolina do “tanquinho” pode acabar mais rápido, então é bom ficar atento. Alguns carros não utilizam esse combustível só na partida, mas também para aumentar o torque do motor até o carro esquentar.