Diabetes pode causar a retinopatia diabética

A diabetes é uma doença progressiva que prejudica muitas funções do corpo humano. Dados da Sociedade Brasileira de Diabetes apontam que o Brasil tenha perto de 12 milhões de diabéticos tipo 1 e tipo 2 – e destes, 90% dos pacientes tipo 1 e 60% dos pacientes tipo 2 podem desenvolver a chamada retinopatia diabética.

O médico oftalmologista do Instituto Médico Oftalmológico Foz do Iguaçu (IMOF), Renato Tolazzi, explica que a diabetes aumenta a ação do açúcar no sangue, causando descontrole que pode prejudicar várias zonas do corpo e, desta maneira, o surgimento da retinopatia diabética. “Os olhos podem ser gravemente atingido, mesmo que não haja um sintoma marcante. A retinopatia diabética é uma das principais causas de cegueira” conta Dr. Renato. É uma doença que independe de idade.

Ela causa alteração da visão devido ao excesso de glicose presente nos vasos sanguíneos dos olhos, causando danos à retina. “Estes vasos, quando alterados, deixam escapar líquidos e sangue direto para a retina. Assim, a visão vai diminuindo gradativamente” conta Dr. Renato Tolazzi.

Em alguns casos é possível que surjam vasos anormais na retina. “Por serem muito frágeis, estes vasos acabam sangrando facilmente. Isso pode formar um tecido fibroso que repuxa a retina” completa Dr. Tolazzi. O resultado direto dessas lesões pode levar à distorção das imagens captadas.

Quem tem diabetes precisa fazer consultas regulares para detectar essas alterações. Dr. Renato explica que o paciente diabético precisa tentar controlar ao máximo os níveis de açúcar no sangue presente no sangue, a chamada glicemia.

“Em alguns casos mais avançados é preciso fazer tratamento através de fotocoagulação por laser, mas o ideal é prevenir. Regimes alimentares controlados e mudanças de hábitos devidamente acompanhados podem controlar o desenvolvimento da retinopatia diabética.” conclui.