Manter uma alimentação equilibrada, rica em vitaminas e minerais, proporciona diversos benefícios para o corpo, entre eles a melhor circulação sanguínea. Aliados a uma dieta balanceada e a realização de atividades físicas, alimentos ricos em vitamina C (frutas cítricas e manga) e flavonóides, ajudam a evitar consequências físicas e estéticas ao organismo, entre elas as varizes e em casos mais graves até a trombose.
De acordo com a nutricionista do Instituto de Angiologia e Cirurgia Vascular de Curitiba (IACVC), Gabrielle Macedo Salomão, os flavonoides são responsáveis por fortalecer e manter a integridade das paredes dos vasos sanguíneos impedindo os radicais livres de comprometerem sua resistência. “Eles estão presentes nas frutas vermelhas em geral – como morango, amora, framboesa, uva, maçã, mirtilo e goiaba –, em chocolates amargos e nos chás preto, branco e verde”, orienta.
Outros alimentos que podem ser vantajosos para evitar problemas de circulação são o alho, que auxilia no aumento da fluidez sanguínea, e os ricos em Ômega 3, como peixes de águas frias, sementes de chia, linhaça e nozes. “Além de aumentarem a fluidez do sangue, também reduzem a pressão arterial e os depósitos de gordura no organismo”, explica.
Gabrielle enfatiza que, além disso, é preciso manter uma hidratação correta, ingerindo diariamente cerca de 30 ml por kg/peso de água (o equivalente a 2,45 L/dia para uma pessoa de 70 kg, por exemplo), auxiliando assim a eliminação do sódio ingerido e, consequentemente, diminuindo o inchaço causado.
A nutricionista destaca ainda que o excesso de sódio e aditivos químicos presentes nos alimentos industrializados, por sua vez, gera o mau funcionamento da circulação sanguínea, potencializando os riscos de problemas vasculares.
Causas
O médico especialista em angiologia, cirurgia vascular e endovascular, José Fernando Macedo, explica que as varizes também podem ser ocasionadas por fatores como a hereditariedade, hormônios e, no caso das mulheres, o ciclo menstrual e a gravidez. Por isso, as pessoas que apresentam esses fatores de risco devem prestar ainda mais atenção. “Acatar hábitos saudáveis no dia a dia é uma das melhores formas de prevenção. Seguir uma alimentação balanceada, rica em vitaminas e minerais, é essencial para evitar os problemas vasculares, já que ajudam a conservar a integridade dos vasos sanguíneos e o funcionamento adequado da circulação”, aponta.