Alimentos saudáveis para o Natal e Ano Novo

almonds-1768792_1920É possível manter a alimentação saudável também no Natal e no Ano Novo e as dicas da endocrinologista, Dra. Myrna Campagnoli, do Laboratório Frischmann Aisengart, é que você aposte nas frutas secas, oleaginosas, lentilhas e uvas são boas opções para quem quer se manter em forma no final do ano.

As frutas secas, também conhecidas como frutas desidratadas, são produzidas a partir da retirada parcial da água da fruta madura, inteira ou em pedaços, por processos tecnológicos adequados que possibilitam a manutenção de, no máximo, 25% de umidade. “Por essa razão, as frutas secas, ao contrário das frutas frescas, representam uma fonte mais concentrada de nutrientes, fibras e compostos bioativos. Em consequência disso, as frutas desidratadas são consideradas ótimas fontes de vitaminas e minerais”, explica a médica, que comenta que a concentração de calorias também é maior, por isso, seu consumo deve ser moderado, como parte de uma alimentação equilibrada.

Uma boa opção é incluir mais damasco na dieta, pois eles possuem compostos bioativos que contribuem para a diminuição da vontade de comer alimentos doces. Além dela, a uva passa, que é fonte de diversos compostos fenólicos, que apresentam atividade antioxidante, anti-inflamatórias e anticancerígenas.

As lentilhas também não podem ficar cialis dose recommandee de fora das ceias. Da mesma família do feijão, da soja e do grão-de-bico, elas compartilham dos mesmos benefícios, são fontes de fibras e proteína. Uma xícara de lentilhas (198 g) cozidas apresenta 230 calorias, contendo 18 g de proteína, 40 g de carboidratos totais, 16 g de fibras e apenas 1 g de gordura. “O alimento é considerado uma excelente fonte de potássio, zinco, selênio, magnésio, vitamina B6 e principalmente de ácido fólico”, diz a médica.

Da mesma forma, o vinho tinto ganha destaque nas comemorações. Ele possui diversos compostos bioativos que apresentam efeitos benéficos para a saúde, desde que o seu consumo seja moderado: duas taças para homens e uma taça para mulheres por dia. “Dentre os compostos bioativos está o resveratrol, que possui propriedades antienvelhecimento, anticancerígenas, anti-inflamatórias e antioxidante, características relevantes para prevenção de doenças crônicas, e ajudam na prevenção de doença cardíaca coronária e aterosclerose”, destaca Dra. Myrna.

As oleaginosas, como amêndoas, avelãs, castanha-de-caju, castanha-do-Brasil, nozes, pistache, entre outras, são fontes de ácidos graxos insaturados, fibras, sais minerais, fitoesteróis e compostos fenólicos. “Apesar do alto valor energético, em virtude da composição de ácidos graxos, as oleaginosas podem influenciar beneficamente a saúde, pois têm sido associados às propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Para usufruir desses benefícios, é recomendado que o consumo seja do fruto cru”.

As frutas frescas também não podem faltar no cardápio. Uva, framboesa, amora, mirtilo e o bom e velho morango são frutas ricas em vitamina C, importantíssimas para manter a pele jovem e saudável. Elas possuem ácido elágico, potente para o sistema imunológico. Esses alimentos também contêm flavonoides, compostos com efeito antioxidante, ou seja, que tem ação sobre a formação de radicais livres e a diminuição dos níveis de LDL, o colesterol ruim.

A vedete da ceia da virada, a Romã, além de alimentar simpatias e decorar perfeitamente as mesas das festividades, tem propriedades importantes para a nossa saúde. É rica em vitamina A, que ajuda a manter a pele bonita, saudável e favorece a visão. Também é rica em vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6), que auxiliam a circulação, aumentam a resistência às infecções, facilitam a eliminação de líquidos e previnem o estresse.