Acordar várias vezes durante a noite com o choro do bebê pode ser tão prejudicial quanto ter insônia. Um estudo feito pela Universidade de Tel Aviv concluiu que as habilidades cognitivas ficam comprometidas, pode ocorrer dificuldade de concentração e mau humor. Médicos que fazem plantões também experimentam essas interrupções. O período pode ser curto, de cinco a dez minutos, mas já perturba o ritmo natural do sono.
Os impactos do sono interrompido foram estudados pela primeira vez. O sono interrompido é equivalente a não mais do que quatro horas consecutivas de descanso. Os efeitos a longo prazo de várias noites com o sono interrompido como no caso dos pais e mães pode criar um sentimento de raiva direcionado à criança. Como consequência, pode surgir a culpa por ter depositado sentimentos negativos no bebê.
Os padrões de sono de voluntários foram monitorados em casa, usando dispositivos em um relógio de pulso. Os voluntários dormiram uma noite de oito horas seguidas e na noite seguinte experimentaram interrupções por telefonemas. Eles foram convidados a cada manhã seguinte a concluírem determinadas tarefas no computador para avaliar o estado de alerta e humor.
O experimento mostrou uma ligação direta entre a atenção comprometida e humor negativo, depois de apenas uma noite de interrupções frequentes.