É preciso emagrecer antes da lipoaspiração

Muita gente que está insatisfeita com o próprio peso e de mal com a balança acha que a cirurgia plástica é a solução para um corpo bonito. Entretanto, o que essas pessoas não sabem é a verdadeira função da lipoaspiração. O procedimento é indicado para a redução da gordura localizada e não para a perda de peso. Por isso, muitas vezes a lipoaspiração deve ser associada a um pré-tratamento alimentar e rotina de exercícios que permitam ao paciente diminuir o peso antes de entrar na sala de cirurgia.
O médico especialista em cirurgia plástica, doutor Alexandre Mansur, explica que a lipoaspiração faz a sucção da gordura do subcutâneo com cânulas sem ponta, sendo, portanto, indicada apenas para o tratamento da gordura localizada. “A cirurgia tem regulamentação pré-definida pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), o qual permite lipoaspirar no máximo 5 a 7% do peso corporal do paciente”, explica o doutor Mansur. Deste modo, nos casos de pessoas mais “gordinhas”, mesmo que essa porcentagem seja lipoaspirada, não haverá um resultado estético adequado. “Existem situações em que é necessário perder peso antes do procedimento”, avalia o médico.
É claro que tudo vai depender de cada paciente, do seu peso e da área que deseja realizar a lipoaspiração. Se a pessoa quer apenas diminuir a gordura localizada nas partes internas das coxas, por exemplo, o especialista afirma ser possível realizar a lipoaspiração sem a necessidade de perder peso primeiro.
“A regra dos 5 a 7% de gordura a ser aspirada só é válida inclusive quando não for associada outra cirurgia à lipoaspiração, como plástica de abdome ou mamoplastia”, alerta o doutor Mansur.
Quando o paciente precisar perder peso antes da lipoaspiração é ideal que consulte com um médico endocrinologista e mantenha acompanhamento com nutricionista. Após a cirurgia plástica, é importante manter uma alimentação balanceada e prática de exercícios físicos regulares, caso contrário o aumento de peso e volume corporal pode retornar.