Crescimento da próstata afeta qualidade de vida de 80% da população masculina

Com o avanço da idade, alguns problemas de saúde inevitáveis vão surgindo. No caso dos homens, o crescimento da próstata é o fator que mais afeta a qualidade de vida, ocasionando distúrbios urinários. Cerca de 80% da população masculina com mais de 50 anos apresenta um crescimento na próstata não ocasionado por câncer: é a hiperplasia prostática benigna – HPB.
Alguns sintomas são motivo de alerta: muitas idas ao banheiro durante o dia e principalmente à noite, dificuldade em esvaziar a bexiga e jatos mais fracos do que o normal. Não tratar a doença pode prejudicar a bexiga, que não será tão eficaz em esvaziar toda a urina, ocasionando infecções e doenças nos rins. Por isso, é importante procurar um especialista caso algum desses indicadores apareçam.
Segundo José Antônio Caldeira, urologista do Hospital VITA Batel, graças à tecnologia, hoje em dia a HPB pode ser tratada de forma rápida e eficaz, proporcionando ao paciente uma vida normal. Na maioria das vezes, esses sintomas reduzem a qualidade de vida para uma extensão tão grande que os indivíduos afetados passam a planejar suas rotinas em torno desta condição. Ou seja, evitam beber mais líquidos, procuram ter acesso mais rápido e fácil a banheiros, alterando inclusive a rotina do sono.
Quando isso acontece, atrapalhando a rotina diária, é recomendado que a pessoa procure um médico urologista para iniciar um tratamento específico, pois a HPB não tratada pode conduzir a complicações, tais como grave infecção urinária, retenção da urina ou até insuficiência renal. “Em alguns casos, o uso de medicamentos pode solucionar o problema, porém, se não ocorrer melhora, o paciente está sujeito a passar por uma cirurgia”, explica o urologista.

EXEMPLO. O Instituto Lado a Lado pela Vida promoveu ação na Praça da Sé para chamar a atenção da população sobre a importância do exame preventivo do câncer de próstata, que atinge mais de 60 mil homens todos os anos no Brasil. Na foto, o aposentado Sebastião Venturelli, participante da campanha