Em sua 32ª edição no país e 11ª na capital paranaense, a Feiarte Curitiba será aberta com o objetivo de levar o visitante a percorrer o mundo sem sair da cidade. Nos 180 estandes da feira internacional de artesanato estarão representados 28 países e 15 estados brasileiros, exibindo uma variedade de peças que passa pelos cristais de Murano e as máscaras de Veneza, da Itália, a pedra de sal do Himalaia, a renda renascença de Pernambuco e da Paraíba, as pérolas de água doce do Senegal e os tapetes da Capadócia, na Turquia, que ganharam destaque na novela da Rede Globo.
Há ainda o artesanato de quatro grupos de ceramistas do Vale do Ribeira, em São Paulo, cuja técnica é baseada na “cerâmica de rolinho” desenvolvida pelos indígenas e o artesanato argentino representado pelas Flores de Cuero (“flores de coro”). De Curitiba, alguns dos destaques são o artesão João Bosco, que recorta letras e desenhos em prata de lei, utilizando como ferramenta uma serra tico-tico, e o engenheiro eletricista Orlando Mann que transforma pedras como ágata, ametista, calcita e quartzo em belas e originais luminárias.
Em parceria com o Hospital Pequeno Príncipe, a Feiarte irá recolher doações do projeto “Real do Bem” em cofrinhos instalados nas bilheterias.
A campanha também está sendo estendida para a IPS – Feira de Impressão Digital, Comunicação Visual e Serigrafia, no Rio de Janeiro, que será realizada simultaneamente, e é organizada pela Diretriz, empresa que também promove a Feiarte.
No saguão do Expo Renault Barigui, pavilhão de exposições onde acontece a feira de artesanato, a Diretriz preparou ainda um concurso de camisetas customizadas, com o objetivo de integrar o visitante ao evento. O autor da camiseta mais votada pelo público receberá uma cesta de peças artesanais como prêmio. O mesmo ocorrerá com o visitante sorteado entre os votantes. Todas as camisetas expostas serão doadas para o Pequeno Príncipe, para que sejam vendidas em um bazar beneficente.
Ao longo dos anos, a Feiarte tornou-se um evento de apelo irresistível. Prova disso é o aumento do número de acessos às redes sociais que levam o nome da feira e da Diretriz.