A capacitação em gestão empresarial e o acesso à linha de crédito barato ofertados pelo programa “Bom Negócio Paraná”, do Governo do Estado, estão mudando a vida de muitos paranaenses. Em Francisco Beltrão, por exemplo, Fábio Watte incrementou suas vendas pela internet e aumentou em 15% seus lucros com venda de calçados. As quatro irmãs da família Rosa colhem frutos de dois prósperos empreendimentos, do ramo de distribuição de alimentos e de confecções. Já Tânia, Eliane e Rosane de Barros, que eram sacoleiras, conseguiram abrir sua primeira loja. “Esse programa deveria até ser expandido para outros Estados, pelo fato de ter resultados muito positivos, que são a criação de novos empregos e o aumento de renda das famílias e da comunidade”, afirma o empreendedor Fábio Wette.
Já implantado em 85 cidades do Estado, o programa oferece cursos de capacitação em gestão empresarial e consultorias para micro e pequenos empresários locais. Os cursos são ofertados numa parceria entre universidades estaduais e entidades como as federações das Indústrias, da Agricultura e do Comércio, além de associações comerciais.
Além disso, o programa permite aos empreendedores capacitados, também, o acesso à linha de crédito mais barata pelo Banco do Empreendedor, da Fomento Paraná, com juros entre os mais baixos do país – de 0,51% a 1,07% ao mês. As faixas de financiamento variam de R$ 300 reais a R$ 300 mil, de acordo com a capacidade de cada empresário. O prazo de pagamento vai de 12 meses a 60 meses.
O governador Beto Richa afirma que o Bom Negócio Paraná incentiva o desenvolvimento das economias dos pequenos e médios municípios. “Ao aliar capacitação gratuita com facilidade de acesso ao crédito com juros baixos, o Governo do Estado aumenta as oportunidades de negócios, gerando renda e empregos e, ainda, cria condições para que as pessoas se fixem nas suas cidades”, afirma Richa.