Paraná responde por 36% das exportações de frango do país em 2017

O balanço acumulado, até setembro, da avicultura paranaense, mostra que o estado continua liderando os índices de exportação de carne de frango no Brasil. De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), vinculada ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), 1,2 milhão de toneladas já foram embarcadas pelo estado, respondendo por 36,26% total destinado ao mercado internacional.

Mesmo com o volume estável em comparação ao mesmo período do ano passado (-0,4%), a receita foi de U$$ 1.930.106.743, valor 7% superior à registrada até setembro de 2016, apontam os dados da Secretaria. Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), Domingos Martins, os meses de agosto e setembro foram extremamente positivos para o setor, “restabelecemos os níveis de produção e exportação, o que reforça nossa expectativa de crescimento para o ano”, afirma.

Os abates no Paraná somaram 1,34 bilhão de aves, no acumulado anual, mostra levantamento realizado pelo Sindiavipar. O volume é aproximadamente 0,7% superior ao mesmo período de 2016, quando a produção foi de 1,33 bilhão cabeças de frango. Para Martins, os resultados são reflexos de uma indústria planejada e estruturada, com força para superar adversidades.

 

Sobre o Sindiavipar

O Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) representa 42 abatedouros, incubatórios e frigoríficos paranaenses. Desde sua fundação, há 25 anos, o Sindiavipar tem trabalhado para buscar o crescimento e a sustentabilidade da avicultura do estado, buscando sempre representatividade no mercado interno e externo. Atualmente, o Paraná é o maior produtor e exportador nacional, além de referência em sanidade avícola e responde por mais de 35% das exportações de carne de frango do país, embarcando o produto para mais de 160 países em todo o mundo. Mais informações: sindiavipar.com.br.