Família Paranaense muda a realidade dos que vivem em extrema pobreza

Com o programa, o governo estadual presta atendimento a famílias que vivem em situação de extrema pobreza. Criado em 2012, o Família Paranaense é coordenado pela Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social e reúne 17 secretarias estaduais, além dos municípios.
No Jardim Vitória, em Turvo, a dez minutos do centro da cidade, Arlete Ribaski (50) trabalha em sua pequena horta. Dali tira alimentos que vão à mesa da família, formada pelo filho Marciano, a nora Maria Beatriz e o neto Erick Vinícius. Além de cuidar da horta da casa, três vezes por semana Arlete trabalha também em outra horta na cidade, o que lhe garante uma renda extra para ajudar pagar contas e dar mais conforto à família. Antes do trabalho, Arlete sobrevivia com R$ 70,00 mensais de auxílio do Bolsa Família.
Arlete iniciou a atividade de horticultura há dois anos, quando ingressou no Grupo de Convivência Horta Doméstica, do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) de Turvo, município da região central do Paraná. O trabalho faz parte do Programa Família Paranaense, do Governo do Estado, que promove o resgate social de famílias que vivem em extrema pobreza e vulnerabilidade social, para mudar a realidade das pessoas.