É fácil notar como a aula de spinning é sempre uma das mais cheias nas academias. A prática agrada por sua descontração, música animada e por ser uma atividade em grupo, uma das maiores tendências fitness de 2018, de acordo com pesquisa realizada pelo American College of Sports Medicine (ACSM). O professor Remy Moro, que faz parte da equipe que comanda as turmas de spinning da Companhia Athletica Curitiba, explicou os benefícios gerados por essa atividade:
1 – Promove o emagrecimento saudável
Devido ao alto gasto calórico gerado, que pode chegar a 700 kcal em 45 minutos, as aulas de spinning são altamente indicadas para quem está acima do peso e busca manter uma vida mais saudável e equilibrada.
2 – Reduz o estresse
Praticar exercícios estimula a liberação de endorfina, responsável pelas sensações de felicidade, prazer e bem-estar. A atividade física por si só já consegue melhorar o humor e até prevenir a ansiedade e a depressão, mas o fato de o spinning ser praticado em grupo e, consequentemente, proporcionar momentos de interação intensifica o benefício.
3 – Melhora a capacidade cardiorrespiratória
Praticar spinning melhora a capacidade de captação, transporte e utilização do oxigênio pelos tecidos. Em outras palavras, esse exercício, se praticado regularmente, pode prevenir doenças coronárias, aumentar o “colesterol bom” (HDL) e melhorar a capacidade pulmonar.
4 – Fortalece a musculatura
O spinning ainda contribui para o aumento e fortalecimento dos músculos dos membros inferiores, em especial os da região das panturrilhas, das coxas, do quadríceps femural, dos glúteos e do abdômen.