Conselho Municipal de Cultura toma posse hoje

Os membros da sociedade civil e da comunidade artística eleitos para o Conselho Municipal de Cultura tomam posse hoje no Memorial de Curitiba. Entre as missões dos novos integrantes do Conselho está a de ajudar a construir o Plano Municipal de Cultura, que condensará as metas para os próximos 10 anos da área em Curitiba.
Os novos membros também serão os primeiros a atuar após a adesão do município ao Sistema Nacional de Cultura, que modifica a gestão local na área, facilitando o repasse de verbas federais e integrando melhor as ações entre os governos.
“A nova gestão também irá debater com a sociedade civil as mudanças que vamos começar na área”, diz o assessor de Relações Institucionais da Presidência da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Elton Barz. Ele ressalta, ainda, que o Conselho deverá deixar de ser um órgão apenas consultivo. “Ele também deve se tornar deliberativo”, informa.

Conferência

O primeiro desafio do Conselho será organizar a Conferência Municipal de Cultura, a ser realizada em julho, e na qual serão debatidos o cenário atual e uma série de mudanças propostas para o setor. A conferência também vai selecionar propostas e representantes para a 3ª Conferência Nacional de Cultura, que ocorre em Brasília de 26 a 29 de novembro e cujo tema será “Uma Política de Estado para a Cultura: desafios do Sistema Nacional de Cultura”.